GRATUITO

Hospital público veterinário será inaugurado em Belo Horizonte (MG)

Mariana Dandara | Redação ANDA

Serão realizados 27 atendimentos por dia para a população de baixa renda e três para animais resgatados por protetores ou ONGs


Escute
Foto: Pixabay

O Hospital Público Veterinário de Belo Horizonte, em Minas Gerais, será inaugurado na próxima terça-feira (9) para atender gratuitamente cachorros e gatos tutelados por famílias de baixa renda. O estabelecimento oferecerá atendimento de urgência, exames de imagem e laboratoriais, cirurgias e internação.

Com capacidade para atender 30 animais por dia, o hospital está situado no bairro Carlos Prestes, na região Noroeste de Belo Horizonte. Serão realizados 27 atendimentos por dia para a população de baixa renda e três para animais resgatados por protetores ou ONGs.

O responsável pelo animal deverá apresentar RG, CPF e comprovante de residência em Belo Horizonte, além de comprovar inscrição no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais).

Embora não tenha sido idealizado para ficar aberto 24 horas ao público, o hospital contará com funcionários que trabalharão no turno da noite para cuidar dos animais internados e atender casos emergenciais.

O estabelecimento público funcionará de segunda-feira a sábado, das 8h às 14h. De segunda à sábado, das 14h às 20h apenas serão realizadas cirurgias previamente agendadas.

A Prefeitura de Belo Horizonte garantiu que os serviços serão prestados em atendimento às normas sanitárias de combate à pandemia de coronavírus. Para entrar no local, os tutores dos animais deverão usar máscara.

O gerente de Defesa dos Animais, Leonardo Maciel, informou ao portal BHAZ que a inauguração do hospital será benéfica para os animais, já que evitará o abandono e melhorará a qualidade de vida deles, e também para os humanos, já que atuará no controle a zoonoses (doenças transmitidas às pessoas). A iniciativa, segundo ele, também beneficiará o trânsito com a redução de animais atropelados.

“Essa entrega é muito importante para a cidade de Belo Horizonte ao promover uma política pública efetiva, não só no atendimento e cuidados de cães e gatos, mas também na promoção de melhoria na saúde pública. Apenas com vacinas e medicamentos para atender pessoas acidentadas com cães e gatos são destinados cerca de R$ 4 milhões. Com o hospital podemos reduzir esse custo”, explicou o gerente.

“O hospital tem como principal foco o tratamento de doenças dos animais. Isso não o impede de realizar a castração e esterilização, mas não é objetivo central”, completou.

O projeto será executado graças a uma parceria entre a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), e a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais – Seção São Paulo. A entidade participou de um chamamento público e venceu o edital.

“Agora, a população de baixa renda, os protetores e as ONG’s independentes, bem como as pessoas em situação de rua, terão para onde levar cães e gatos com a saúde debilitada. Posso dizer que é a realização de um sonho darmos esse grande passo em nome do bem-estar dos nossos animais”, disse o deputado estadual Osvaldo Lopes (PSD), que disponibilizou R$ 1 milhão em emendas parlamentares para que o hospital fosse construído.

Para conseguir atendimento no local, o responsável pelo animal deverá pegar uma senha. A distribuição das senhas será realizada de segunda-feira a sábado às 8 horas da manhã. O hospital está localizado na rua Bom Sucesso, 731, bairro Carlos Prates. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail faleconosco@anclivepa-sp.com.br


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

PROGRESSO

GANÂNCIA

DESTRUIÇÃO AMBIENTAL

COREIA DO SUL

VEGANISMO

PRESSÃO PÚBLICA

RESILIÊNCIA

RECOMEÇO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>