EnglishEspañolPortuguês

RESILIÊNCIA RESILIÊNCIA RESILIÊNCIA RESILIÊNCIA

Orangotango reaprende a escalar árvores após anos vivendo aprisionado

,,,

6 de março de 2021
Bruna Araújo | Redação ANDA Bruna Araújo | Redação ANDA Bruna Araújo | Redação ANDA Bruna Araújo | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: International Animal Rescue (IAR)

O orangotango Kukur tem apenas cinco anos e desde bebê foi sequestrado de seu habitat e mantido em cativeiro em um cabana em Bornéu, na Indonésia. Ele vivia amarrado com uma corda no pescoço e recebia como alimentação macarrão instantâneo, café e algumas frutas. Kukur foi resgatado em outubro de 2020 pela organização International Animal Rescue (IAR). O guardião do orangotango disse que não tinha a intenção de maltratá-lo, que o encontrou sozinho em uma plantação e o levou para casa por pena, mas não sabia o que deveria fazer, pois temia que sozinho na natureza o filhote se tornasse presa de outros animais.

Foto: International Animal Rescue (IAR)

Após passar muito tempo preso e sem contato com a natureza, Kukur desenvolveu medo de altura e não conseguia subir em árvores como outros membros de sua espécie. Assim que chegou ao abrigo da IAR, ele só queria ficar no colo de uma das voluntárias. Ele passou oito semanas em quarentena, recebendo cuidados e se readaptando ao seu habitat. Durante esse tempo, Kukur foi estimulado a construir ninhos como um orangotango selvagem e foi apresentado a outro macaco, Limpang, para que ele tivesse um amigo antes de seu primeiro dia na ‘escola da floresta’.

Foto: International Animal Rescue (IAR)

Apesar de ficar com um pouco de ciúme da atenção de Limpang, Kukur socializou bem com seu novo amigo, o que levou a melhorias na construção de seu ninho. Kukur agora se juntou a outros primatas em um centro de reabilitação na Ilha Setrum, Ketapang, onde aprenderá a ainda socializar mais. Observando outros orangotangos escalando árvores, ele se sentiu cada vez mais confiante e foi capaz de escalar sozinho. Kukur está tendo avanços impressionantes e diariamente desenvolve mais habilidades que a ajudarão quando for devolvido à natureza.

    Você viu?

    Ir para o topo