EnglishEspañolPortuguês

BANGLADESHBANGLADESHBANGLADESHBANGLADESH

Grife Levi's é acusada de poluir rios e causar mortes de animais

,,,

3 de março de 2021
Bruna Araújo | Redação ANDA Bruna Araújo | Redação ANDA Bruna Araújo | Redação ANDA Bruna Araújo | Redação ANDA
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução | One Green Planet

A indústria da moda é uma das principais poluidoras da natureza. Além do uso intenso de pesticidas em plantações, poluem milhões de litros de água e dispersam microplásticos no meio ambiente. Para produzir uma única calça jeans, são necessários 10 mil litros de água. O processo da confecção de roupas pode ser incrível e surpreendentemente destrutivo para o planeta.

Os países Terceiro Mundo, com uma população maior de pessoas em condição de vulnerabilidade econômica e social, são os que mais sofrem, em razão do grande números de fábricas que lá se instalam para a aproveitar a mão-de-obra mais barata. Este é o caso da grife Levi’s, que está sendo acusada de poluir rios em Bangladesh e causar danos à fauna e à flora local.

Foto: Reprodução | Pixabay

Rios estão ficando com suas águas completamente negras após a grife supostamente despejar resíduos tóxicos, como corantes e produtos químicos sintéticos. Além de causar a morte de plantas e animais, a água poluída também impacta diretamente na saúde da população local, que muitas vezes não dispõem de outras fontes de água doce para consumir.

Bangladesh é um dos países do mundo com o maior número de fábricas têxtis e a Levi’s está em várias partes do país. Uma petição foi criada pedindo que a grife remodele o seu modo de produção e adote prática mais sustentáveis. Para assinar, clique aqui.

Você viu?

Ir para o topo