AVANÇO

Cuba aprova lei de proteção animal após pressão social

Redação | Ana Garcia

Nova lei visa proteger os animais


Escute
Foto: Reprodução | Daily Mail

Infelizmente, em Cuba ainda são muito comuns sacrifícios e lutas com animais. No entanto, após muita pressão social, ativistas comemoram o novo decreto expedido sobre o bem-estar animal, uma vitória recebida com surpresa pela sociedade.

A decisão tem o intuito de diminuir e prevenir a crueldade animal e conscientizar a população em relação a proteção destes. Trata-se de um avanço incomum, dadas as condições que os animais são tratados, sendo constantes vítimas de sacrifícios religiosos e enchendo o litoral de cadáveres de galinhas como consequência. O decreto também regulamenta experimentos científicos e promove o controle de animais em situação de rua.

Apesar da falta informações mais claras, a medida deve ser publicada no Diário Oficial dentro de 90 dias, quando será possível receber novos esclarecimentos.

“Cuba era um dos poucos países da América Latina que não tinha uma lei de bem-estar animal, então tê-la agora é uma alegria imensa”, relatou Fernando Gispert, presidente da filial da Associação Cubana de Medicina Veterinária na capital.

Por muito tempo, ativistas dos direitos dos animais lutaram por uma legislação que dissesse respeito ao bem-estar animal, chegando, inclusive, aos canais oficiais do Estado, O Ministério da Agricultura disse que a lei surgiu em resposta a questões levantadas em um debate acerca da nova Constituição, há três anos.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

AVANÇO

COMPORTAMENTO

'SAVE RALPH'

ÍNDIA

REVOLTA

AÇÃO SOCIAL

MÉXICO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>