FOBIA

Cão abre buraco em parede e fica preso após se assustar com barulho de fogos

Mariana Dandara | Redação ANDA

Apesar do acidente, o cachorro foi resgatado em segurança e sem ferimentos


Escute
Foto: Douyin/XSW224600

Um cachorro abriu um buraco na parede de sua casa, no qual ficou preso, após se assustar com o barulho de fogos de artifício. O caso aconteceu no município de Xiangshui, na China, após moradores da região soltarem os explosivos para comemorar a chegada do Ano Novo chinês, comemorado em fevereiro.

Apesar do caso ter ocorrido há cerca de um mês, o vídeo do resgate do cachorro só foi divulgado recentemente nas redes sociais. Publicadas no TikTok, rede social de compartilhamento de vídeos, as imagens viralizaram nesta semana após chamarem a atenção dos internautas.

No vídeo, é possível ver um homem quebrando um pedaço da parede para resgatar o cachorro, que não tinha condições de sair do local sem ajuda. De acordo com o jornal chinês The Paper, vizinhos da residência acionaram a polícia para salvar o cão após ouvirem latidos de desespero vindos da casa.

Apesar do acidente, o cachorro foi resgatado em segurança e sem ferimentos.

Foto: Douyin/XSW224600

Estresse, sofrimento e morte

Os fogos de artifício de estampido são extremamente prejudiciais aos animais, que sofrem com o barulho dos explosivos. Por conta do som desses artefatos, pássaros morrem de parada cardíaca, problema de saúde que também pode levar cães e gatos à morte em meio à soltura de fogos.

Essa questão, no entanto, pode ser facilmente resolvida. Basta que as pessoas optem por fogos silenciosos, que produzem efeito visual sem gerar ruídos altos. Entretanto, como a sociedade em geral não costuma fazer essa escolha por conta própria, legislações têm proibido os fogos ruidosos em diversos municípios brasileiros.

O barulho dos explosivos causa estresse nos cachorros e gatos, que desenvolvem fobia aos fogos. Com audição muito mais sensível do que a humana, os animais se desesperam com o barulho das explosões, o que em muitas situações ocasiona fugas, atropelamentos e acidentes domésticos que podem ser fatais.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

AMOR

VIDA NOVA

RIO DE JANEIRO

ALTERNATIVA VEGANA

GENEROSIDADE

REABILITAÇÃO

EMPATIA


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>