EnglishEspañolPortuguês

RESPONSABILIZAÇÃO RESPONSABILIZAÇÃO RESPONSABILIZAÇÃO RESPONSABILIZAÇÃO RESPONSABILIZAÇÃO RESPONSABILIZAÇÃO RESPONSABILIZAÇÃO RESPONSABILIZAÇÃO

O fundo climático de Bezos enfrenta um ajuste de contas com a poluição causada pela Amazon

Pessoas que vivem com a poluição causada pela Amazon veem lacunas no financiamento de Bezos,Pessoas que vivem com a poluição causada pela Amazon veem lacunas no financiamento de Bezos,Pessoas que vivem com a poluição causada pela Amazon veem lacunas no financiamento de Bezos,Pessoas que vivem com a poluição causada pela Amazon veem lacunas no financiamento de Bezos,Pessoas que vivem com a poluição causada pela Amazon veem lacunas no financiamento de Bezos,Pessoas que vivem com a poluição causada pela Amazon veem lacunas no financiamento de Bezos,Pessoas que vivem com a poluição causada pela Amazon veem lacunas no financiamento de Bezos,Pessoas que vivem com a poluição causada pela Amazon veem lacunas no financiamento de Bezos

27 de fevereiro de 2021
Justine Calma (The Verge) | Traduzido por Larissa LoureiroJustine Calma (The Verge) | Traduzido por Larissa LoureiroJustine Calma (The Verge) | Traduzido por Larissa LoureiroJustine Calma (The Verge) | Traduzido por Larissa LoureiroJustine Calma (The Verge) | Traduzido por Larissa LoureiroJustine Calma (The Verge) | Traduzido por Larissa LoureiroJustine Calma (The Verge) | Traduzido por Larissa LoureiroJustine Calma (The Verge) | Traduzido por Larissa Loureiro
9 min. de leitura
A-
A+
Imagem de Jeff Bezos, CEO da Amazon
Foto: Reprodução/Instagram

Assim que deixar o cargo de CEO da Amazon no final deste ano, Jeff Bezos terá mais tempo para se concentrar em suas “paixões”, incluindo seu Earth Fund (Fundo da Terra) de 10 bilhões de dólares voltado para enfrentar as mudanças climáticas.

Essa é uma soma enorme que poderia ter um impacto desproporcional na ação climática, mas as comunidades vulneráveis – incluindo aquelas afetadas pelos depósitos da Amazon – dizem que foram excluídas.

Até agora, Bezos alocou apenas 791 milhões de dólares – pouco menos de 8% do fundo total – para 16 organizações ambientais. Essa injeção de dinheiro ainda é enorme. Suas doações, anunciadas em novembro, já engordaram os orçamentos de alguns grupos importantes de defesa, como o Fundo de Defesa Ambiental. A maioria de suas doações foi para organizações maiores com liderança menos diversificada. Grupos menores e populares que representam comunidades negras dizem que foram deixados de fora. Eles estão pedindo reconhecimento e financiamento. E eles querem que Bezos faça mais pelas comunidades que vivem com a poluição dos depósitos da Amazon.

Em fevereiro de 2020, Bezos prometeu dar um pouco de sua fortuna pessoal a “cientistas, ativistas [e] ONGs” que lidam com a mudança climática. Desde que a pandemia estourou, em março passado, a riqueza pessoal de Bezos cresceu mais de 75 bilhões de dólares. Enquanto muitas outras empresas fecharam durante os pedidos para ficar em casa, os negócios da Amazon prosperaram porque mais pessoas compraram online. As emissões de gases de efeito estufa da Amazon também continuaram a crescer, apesar da “paixão” de Bezos pela ação climática e do compromisso de sua empresa em 2019 de controlar sua poluição climática.

“Estou realmente muito frustrada com isso. Ele tem a oportunidade de fazer muito com os fundos que forneceu lá, embora eu ainda os considere como trocados em comparação com a riqueza que ele acumulou nas costas de nosso povo”, disse Gabriela Mendez, uma organizadora comunitária do Center for Community Action and Environmental Justice, CCAEJ (Centro de Ação Comunitária e Justiça Ambiental), sem fins lucrativos. O CCAEJ lutou para limpar o ar da Inland Empire na Califórnia, uma região com algumas das piores poluições atmosféricas do país. É uma comunidade cada vez mais dominada por armazéns para comércio eletrônico, e muita poluição vem dos veículos que transportam mercadorias de e para essas instalações. A Amazon é o maior empregador privado da região, então o CCAEJ e outros grupos locais pressionaram a empresa a garantir proteções mais fortes aos trabalhadores e a mudar para caminhões elétricos com emissões zero.

Mendez diz que tem havido um aumento agressivo no tráfego de caminhões em seu bairro desde que um depósito da Amazon foi aberto nas proximidades. “Ele realmente precisa dar uma olhada nisso e priorizar essas comunidades”, diz ela.

Os cinco “grandes grupos verdes” estabelecidos que mais se beneficiaram com o Earth Fund de Bezos receberam 100 milhões de dólares cada um em novembro, ou quase dois terços da primeira rodada de financiamento de Bezos. Eles são o Environmental Defense Fund (Fundo de Defesa Ambiental), o The Nature Conservancy (A Conservação da Natureza), o World Wildlife Fund (Fundo da Vida Selvagem Mundial), o World Resources Institute (Instituto de Recursos Mundiais) e o Natural Resources Defense Council (Conselho de Defesa de Recursos Naturais). Essas organizações tradicionalmente tiveram mais influência na política; por exemplo, a ex-diretora executiva do Natural Resources Defense Council, Gina McCarthy, agora é a autoridade climática doméstica de Joe Biden. São também grupos que, historicamente, trabalharam mais estreitamente com empresas em iniciativas de sustentabilidade, como o Environmental Defense Fund (EDF).

A EDF disse ao “The Verge” que já recebeu sua doação de 100 milhões de dólares. Isso equivale a cerca de metade de seu orçamento operacional normal para um ano, embora planeje gastar o dinheiro em três anos. A maior parte dos gastos será destinada ao lançamento de um satélite em 2022 para monitorar as emissões de metano, um super gás de efeito estufa, e à construção de uma plataforma para disponibilizar esses dados publicamente. (Quando questionado se o Blue Origin de Bezos desempenharia algum papel, o EDF disse que já havia assinado um contrato com a SpaceX para lançar o satélite antes de receber uma doação do Earth Fund).

Uma parte menor da doação do EDF irá para os esforços de examinar as chamadas “soluções baseadas na natureza”. Elas são populares entre as empresas que desejam compensar a poluição investindo em coisas como a conservação florestal. Muitos desses projetos não prendem permanentemente os gases do efeito estufa, descobriram investigações sobre esses esquemas de compensação de carbono. Uma delas, uma investigação da Bloomberg, foi até focada em um dos donatários de Bezos, o The Nature Conservancy. No entanto, as empresas os compram e afirmam que estão cancelando sua pegada de carbono. O EDF diz que é por isso que financiar seus esforços para examinar esses projetos é importante.

Vários outros beneficiários planejam concentrar seu trabalho em “soluções baseadas na natureza” similares. Separadamente, a Amazon e outras empresas de tecnologia canalizaram dinheiro para tecnologias ainda não-comprovadas que removem da atmosfera o dióxido de carbono que aquece o planeta. A Microsoft prometeu 1 bilhão de dólares e a Stripe comprometeu 1 milhão de dólares por ano para desenvolver a tecnologia. Até que essa tecnologia seja implantada em escala – e ainda há dúvidas se é muito caro e consome muita energia para fazê-lo – não saberemos se esses investimentos terão sucesso em reter e armazenar permanentemente o dióxido de carbono. Nesse ínterim, o planeta continua a aquecer.

Grupos como o Climate Justice Alliance (Aliança de Justiça Climática), um grupo de organizações focadas no combate ao racismo ambiental, veem essas soluções baseadas no mercado como uma desculpa para os poluidores corporativos. Ao financiar esse tipo de coisa, as empresas podem dizer que estão enfrentando as mudanças climáticas. Mas se eles não estão se desligando dos combustíveis fósseis ao mesmo tempo, eles ainda estão contribuindo para a crise e potencialmente atrasando a transição para uma energia mais limpa. “Isso reforça as práticas que causaram a crise em primeiro lugar, perpetuando zonas de sacrifício e não fazendo nada para reduzir as emissões na fonte”, disse o CJA por e-mail.

É por isso que o CJA quer ver mais financiamento nas mãos de grupos de base que pressionam as empresas a parar de queimar combustíveis fósseis em primeiro lugar. Eles também querem parar a poluição na fonte porque as emissões de gases de efeito estufa são geralmente acompanhadas de fuligem ou outras toxinas. A captura de gases de efeito estufa por si só não isenta empresas como a Amazon das ameaças à saúde representadas por esses outros poluentes.

“Nenhuma lavagem verde absolverá Jeff Bezos ou a Amazon do dano que infligiram às comunidades e trabalhadores da linha de frente, ou ao nosso planeta”, disse o CJA. “Se o Earth Fund quer salvar o planeta, eles deveriam enviar fundos diretamente para as comunidades de base que são as menos responsáveis e mais afetadas por desastres climáticos e pelos tipos de práticas comerciais gananciosas em que Bezos se envolve.”

Há outro problema – as pessoas de cor têm maior probabilidade do que os brancos de viver em áreas poluídas. Ambas a fundação ClimateWorks e a ONG Union of Concerned Scientists também enfrentaram críticas por falta de diversidade, porque as pessoas que são mais afetadas pela poluição não estão conseguindo um assento à mesa. Ambos os grupos se comprometeram a incluir a justiça ambiental e racial em seus trabalhos.

“Sabemos que sempre podemos fazer mais para incluir as vozes dos grupos que trabalham na linha de frente”, disse Shawn Reifsteck, vice-presidente da ClimateWorks, por e-mail.

Em dezembro de 2020, o Climate Justice Alliance pediu aos grupos que receberam financiamento de Bezos que redirecionassem de 10% a 25% desse dinheiro para um fundo comum. O fundo seria administrado por organizadores de base das comunidades mais afetadas pela poluição e mudanças climáticas. O CJA diz que “vários” donatários concordaram em considerá-lo. ClimateWorks diz que está em comunicação com o CJA. Mas outros podem estar de mãos atadas. O EDF diz que os fundos que recebeu de Bezos se restringem aos seus dois projetos de metano e soluções baseadas na natureza.

“O motivo pelo qual acabamos com esses dois projetos é que Jeff [Bezos], quando nos ligou pela primeira vez para falar sobre o que ele estava fazendo, conversamos sobre uma série de coisas que são importantes – e essas foram algumas das ideias nas quais ele tinha interesse”, disse o presidente do EDF, Fred Krupp.

Como menos de 2% da filantropia global é destinada à solução da crise climática, o dinheiro de Bezos tem um efeito desproporcional. Muito pouco da filantropia existente trata das desigualdades ambientais e raciais, de acordo com o ClimateWorks. Até agora, as doações de Bezos continuam essa prática.

“Em todas as medidas, o compromisso de 10 bilhões de dólares do Earth Fund de Bezos é um divisor de águas”, diz Reifsteck do ClimateWorks. Bezos não disse quanto tempo levará para distribuir todos os 10 bilhões de dólares. Ainda assim, essa quantia é dez vezes maior do que as fundações normalmente dão em um ano. E a primeira rodada de financiamento de Bezos incluiu algumas doações menores para grupos fragmentados. Isso inclui o NDN Collective (Coletivo NDN), fundado por um grupo diversificado de ativistas nativos americanos em 2018 para apoiar campanhas lideradas por indígenas e iniciativas de sustentabilidade, e o Hive Fund for Climate and Gender Justice (Fundo Colméia para Justiça de Clima e Gênero), lançado em 2019 para arrecadar dinheiro para mulheres de organizações negras.

“A primeira rodada de doações do Earth Fund de Bezos incluiu um total de 151 milhões de dólares em financiamento para cinco organizações com experiência e raízes profundas em justiça ambiental”, disse um representante do Earth Fund por e-mail. “Os grupos estão usando esse dinheiro para fazer suas próprias doações para centenas de organizações de menor escala que fazem um trabalho crítico de justiça climática em comunidades nos EUA e para construir e dimensionar sua própria infraestrutura e impacto.”

Ainda assim, o Inland Empire, onde Mendez mora, não viu nenhum “divisor de águas” desde que o fundo de Bezos decolou. Em vez disso, eles estão lutando contra a proliferação de infraestrutura mais poluente em toda a região. Por exemplo, a Amazon planeja se mudar para um centro de logística de carga aérea. E embora suas comunidades pudessem usar o financiamento, eles se preocupam com a influência descomunal de Bezos. Será que os grupos climáticos evitarão pressionar a Amazon para manter as doações de Bezos chegando?

“Se essas organizações estão recebendo esses dólares do Earth Fund, haverá comprometimentos?” diz Faraz Rizvi, coordenador de projetos especiais que trabalha ao lado de Mendez no CCAEJ. “No geral, continuo meio pessimista sobre a capacidade desses fundos continuarem a responsabilizar a Amazon.”

    Você viu?

    Ir para o topo