EnglishEspañolPortuguês

CORRENTE DO BEMCORRENTE DO BEMCORRENTE DO BEM

Ativistas instalam geladeira comunitária vegana em Nova York

Sob a coordenação de Eloísa Trinidad e do ativista de longa data e organizador comunitário Power Malu, a Geladeira Comunitária Overthrow foi inspirada por uma urgente necessidade de disponibilizar alimentos grátis não provenientes de animais à comunidade local,Sob a coordenação de Eloísa Trinidad e do ativista de longa data e organizador comunitário Power Malu, a Geladeira Comunitária Overthrow foi inspirada por uma urgente necessidade de disponibilizar alimentos grátis não provenientes de animais à comunidade local,Sob a coordenação de Eloísa Trinidad e do ativista de longa data e organizador comunitário Power Malu, a Geladeira Comunitária Overthrow foi inspirada por uma urgente necessidade de disponibilizar alimentos grátis não provenientes de animais à comunidade local

27 de fevereiro de 2021
Henrique Delgado do Amaral e Silva | Redação ANDAHenrique Delgado do Amaral e Silva | Redação ANDAHenrique Delgado do Amaral e Silva | Redação ANDA
3 min. de leitura
A-
A+
Imagem de geladeira comunitária em Nova Iorque com produtos veganos
Reprodução/Instagram

Este mês, a primeira geladeira comunitária vegana de Nova York foi inaugurada em meio à pandemia de Covid-19.

Uma colaboração entre a organização de justiça alimentar Chilis On Wheels e os grupos ativistas Overthrow New York, Artists Athletes Activists, Hip Hop Is Green, e Vegan Activist Alliance, a Geladeira Comunitária Overthrow está estocada de produtos frescos; produtos secos como feijões, legumes, arroz, e massas; produtos enlatados à base de plantas; roupas produzidas segundo condutas veganas; produtos de higiene; e literatura educativa vegana.

Sob a coordenação de Eloísa Trinidad, Diretora Executiva da Chilis On Wheels New York, e do ativista de longa data e organizador comunitário Power Malu, a geladeira comunitária foi inspirada por uma urgente necessidade de disponibilizar alimentos grátis não provenientes de animais à comunidade local. “Temos não apenas de lidar com a pandemia de Covid-19, mas também com a pandemia da fome e de doenças crônicas”, Trinidad e Malu disseram à “VegNews”.

“As organizações de justiça municipal e alimentar não estavam levando em consideração a saúde da comunidade ou providenciando opções para veganos, consumidores de baseados em plantas, ou aqueles que apenas querem se alimentar de forma mais saudável. Elas estavam acumulando todos os recursos e financiamentos, sem incluir a comunidade nas discussões, apesar da demanda por mais alimentos à base de plantas. Também não levavam em consideração condições pré-existentes que podem aumentar o risco de morte por Covid-19, amplificadas pelo consumo de animais.”

Planos futuros para os alimentos livres de crueldade animal

Apesar de uma iminente tempestade de neve, o evento de inauguração e doações de recursos da Geladeira Comunitária Overthrow foi um grande sucesso. Após receber as doações de alimentos, roupas, e produtos de higiene, a geladeira está se esvaziando rápido, notaram Trinidad e Malu. “As pessoas que vêm até nós são pessoas desabrigadas, pessoas que têm moradias mas estão passando fome e insegurança alimentar, famílias, estudantes, e pessoas demitidas de seus empregos ou sem horas de trabalho suficientes”, disseram.

Dedicados ativistas alimentares e de direitos animais, Trinidad e Malu planejam realizar demonstrações culinárias com itens encontrados na geladeira, excursões a santuários animais para as crianças na comunidade local, e esforços adicionais sobre ajuda mútua e justiça habitacional. “Fomos inspirados pelo poder da comunidade e acessibilidade. Acreditamos que todos, independentemente de posições socioeconômicas, devem ter acesso a alimentos saudáveis e à habilidade de fazer escolhas éticas”, disseram Malu e Trinidad. “Não podemos ignorar como a comida é usada para oprimir os outros: de animais a humanos que são afetados pela opressão multinível do atual sistema alimentar.”

Enquanto doações de roupas e alimentos são aceitos a qualquer hora, doações monetárias podem ser feitas pelo Venmo, pelo site de crowdsourcing GoFundMe, ou enviando e-mail para [email protected]. Com apoio e doações adicionais, Malu e Trinidad visam lançar mais geladeiras comunitárias pela cidade de Nova York . “O que realmente precisamos é do maior apoio geral possível. Não estamos combatendo apenas fome imediata, mas sim um sistema que mantém pessoas na pobreza enquanto a mesma é criminalizada”, eles disseram.

Projetada pela artista e ativista Andrea Acevedo, a Geladeira Comunitária Overthrow está aberta 24 horas por dia, 7 dias por semana, e encontra-se no exterior da Overthrow New York, na 9 Bleecker Street.

    Você viu?

    Ir para o topo