SAÚDE

Ursa resgatada de zoo faz ‘hidroginástica’ em santuário para tratar artrose

Mariana Dandara | Redação ANDA

Idosa, a ursa sofre de problemas de saúde após ter sido forçada a fazer exibições em circos e ter vivido presa em um zoológico


Escute
Foto: Divulgação/ Rancho dos Gnomos

A vida de sofrimento causada pela exploração para entretenimento humano ficou no passado de Mizar. A ursa resgatada de um zoológico é tratada com todo carinho pela equipe do santuário Rancho dos Gnomos, em Joanópolis, no interior do estado de São Paulo. Recentemente, ela iniciou sessões adaptadas de ‘hidroginástica’.

A atividade feita na piscina construída para a ursa tem o objetivo de tratar uma artrose ao fazê-la exercitar as articulações. Idosa, ela sofre de problemas de saúde após ter sido forçada a fazer exibições em circos e ter vivido presa em um zoológico.

“Logo no início, nós percebemos certa dificuldade para se locomover, para se sentar e até mesmo se levantar. Observamos dores na coluna e provavelmente artrose em várias articulações. A terapia da Mizar é multidisciplinar e consiste em medicamentos para controle da dor, exercício para fortalecimento da musculatura, suplementos alimentares diversos, inclusive para artrose”, explicou ao G1 a médica veterinária Carla Spechoto Mariano.

“Além de fazer parte de um enriquecimento ambiental onde ela se diverte, ela acaba trabalhando vários músculos, o que seria impossível se fazer fora da água. A água reduz o peso, possibilitando essa espécie de fisioterapia que é uma hidroginástica dela”, continuou.

O fundador do santuário, Marcos Pompeu, contou que a ursa gosta muito de brincar na água e que as atividades na piscina são as suas preferidas. “Ela adora brincar com as bolas na piscina, onde tenta afundar as bolas, mas elas escapam por um lado, pelo outro e ela se diverte. O importante é que ela esta se exercitando”, concluiu.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

ACIDENTE

DESAPARECIMENTO

RECONHECIMENTO

TERAPIA HOLÍSTICA

DADOS ALARMANTES

ON-LINE


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>