INÉDITO

Tartaruga sob risco de extinção que pesa 300 kg desova no litoral paulista

Mariana Dandara | Redação ANDA

É a primeira vez que uma tartaruga-de-couro desova no litoral do estado de São Paulo


Escute
Foto: Divulgação/Prefeitura de Itanhaém

Uma tartaruga-de-couro, espécie ameaçada de extinção conhecida popularmente como tartaruga gigante, desovou na Praia do Suarão, no município de Itanhaém, no litoral de São Paulo. O animal, que pesa 300 kg e mede 1,77m de comprimento, tem hábitos oceânicos e não costuma ser visto perto da costa.

O Instituto Biopesca passou a monitorar a tartaruga após ser acionado na última sexta-feira (19). Para protegê-la, a equipe da instituição apagou as luzes do entorno e pediu que a população se afastasse, ficasse em silêncio e não fizesse fotos com flash. O local onde a desova foi feita também foi cercado.

Uma anilha – espécie de brinco de metal – foi colocado no animal, que depois voltou ao mar. De acordo com a médica veterinária do Biopesca Vanessa Ribeiro, o ninho permanecerá sob observação. “Pedimos à população que continue colaborando e se mantenha afastada do local”, reforçou ao G1.

A espécie costuma desovar na região norte do Espírito Santo. No entanto, recentemente tartarugas gigantes desovaram no Paraná, em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul e, desta vez, no litoral de São Paulo. O instituto investiga os motivos para tais ações.

É a primeira vez que uma tartaruga-de-couro desova no litoral paulista. Antes de desovar na Praia do Suarão, que possui menos iluminação e movimentação de banhistas – o que permite a desova -, a tartaruga foi vista na Praia Grande, também no litoral do estado.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

COMOVENTE

ACIDENTE

Acolhimento

CRUELDADE

FINAL FELIZ

ACIDENTE

DESAPARECIMENTO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>