EnglishEspañolPortuguês

PRESERVAÇÃO

Índia constrói corredores ecológicos para evitar mortes de animais

22 de fevereiro de 2021
Caroline Siqueira | Redação ANDA
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Pixabay | Ilustração

Os corredores sobre a estrada NH 44, na Índia, podem ajudar a reduzir radicalmente o número de atropelamentos de animais da floresta de Kanha-Pench.

A NH 44 fica entre as reservas de tigres Kanha e Pench, em Madhya Pradesh e Maharastra.

Com 55.000 km de comprimento, a estrada permite o trânsito seguro de animais como leopardos, tigres, macacos e bisões indianos.

A ideia, que visa a diminuição de atropelamentos de animais, proporcionou um melhor trânsito dos animais. Também amenizou o “efeito barreira” que as estradas causam no ecossistema, com a fragmentação de habitats naturais.

Apesar de oferecer passagens seguras para aproximadamente 18 espécies de animais, captadas pelas câmeras da Wildlife Institute of India, a NH 44 está longe de ser perfeita.

Mesmo sendo uma vitória para os ambientalistas, não foi uma conquista parcial. Milind Pariwakam, uma ecologista especializada em estradas, em conjunto com a WCT (Wildlife Conservation Trust), afirma que seis dos nove corredores da estrada são relativamente pequenas pontes. Além disso, nenhuma das passagens possui barreiras contra o som e luz vindas dos carros e estruturas para o tráfego de pequenos répteis não foram construídas.

Mas, mesmo assim, essas nove estruturas permitiram que animais selvagens pudessem transitar em segurança e criaram uma conexão entre os habitats.

Definitivamente, é uma ideia que deveria ser levada em consideração em todos os países.

Você viu?

Ir para o topo