TRAGÉDIA

Dezenas de baleias-piloto encalham em ilha na Nova Zelândia

Mariana Dandara | Redação ANDA

As autoridades enviaram equipes ao local para tentar resgatar as baleias e salvar suas vidas


Escute
Foto: AFP/Arquivos

Dezenas de baleias-piloto encalharam em uma faixa de areia ao norte da Ilha Sul, na Nova Zelândia. Cenas como essa são comuns na região.

Diante do encalhe, ocorrido na última segunda-feira (22), as autoridades enviaram equipes ao local para tentar resgatar as baleias e salvar suas vidas.

De acordo com o Ministério da Conservação (DOC), 49 baleias encalharam em Farewell Spit, a 90 quilômetros de distância da cidade de Nelson. Pelo menos nove morreram.

“Especialistas em animais marinhos vão participar nas operações de devolução ao mar e nos cuidados na praia, tentando mantê-las na temperatura e úmidas”, disse uma porta-voz do DOC.

Nos últimos 15 anos, vários encalhes de baleias foram registrados em Farewell Spit. Em fevereiro de 2017, quase 700 baleias encalharam no local e 250 morreram.

E embora não exista explicação científica para esses encalhes, especialistas afirmam que o motivo são as atividades humanas e as as perturbações geradas pelos radares de alta frequência. Suspeita-se também que as baleias podem encalhar por conta de doenças, erros de navegação, presença de predadores, condições meteorológicas extremas ou problemas relacionados com a topografia de alguns lugares.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

ACIDENTE

Acolhimento

CRUELDADE

FINAL FELIZ

ACIDENTE

DESAPARECIMENTO

RECONHECIMENTO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>