CRIME AMBIENTAL

Prefeito de cidade do Paraná é preso ao transportar galos explorados em rinhas

Mariana Dandara | Redação ANDA

As aves eram transportadas em condição de maus-tratos, presas em uma espécie de bolsa feita para carregá-las de um lugar ao outro


Escute
Foto: PRF/Divulgação

O prefeito da cidade de Boa Vista da Aparecida, no Paraná, Leonir Antunes dos Santos (PL), foi preso ao transportar galos explorados em rinhas em um carro oficial do município. A prisão ocorreu na última segunda-feira (15).

As aves eram transportadas em condição de maus-tratos, presas em uma espécie de bolsa feita para carregá-las de um lugar ao outro. Sem a possibilidade de se mexerem, elas foram colocadas dentro do porta-malas do veículo, que foi parado em uma ação de fiscalização na BR-386, em Sarandi, no Rio Grande do Sul.

Embora a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que realizava a Operação Carnaval quando flagrou o crime de maus-tratos, não tenha divulgado o nome do prefeito, tampouco a cidade governada por ele, a RPC Cascavel, afiliada à Rede Globo, descobriu a informação e fez a divulgação.

Ao ser procurado, Leonir afirmou que não se pronunciaria oficialmente, mas disse que os galos não eram dele e foram transportados no veículo porque o tutor havia pegado uma carona durante o percurso. Ele não explicou, entretanto, porque usou um carro oficial para dar carona a alguém.

O carro, que estava com licenciamento atrasado, foi parado na ação de fiscalização porque o motorista, que era o próprio prefeito, fez uma ultrapassagem em local proibido.

Após o prefeito ser levado à delegacia, onde a ocorrência foi registrada, o carro foi encaminhado ao depósito. Os galos, por sua vez, ficaram sob a responsabilidade dos profissionais do Hospital Veterinário da Universidade de Passo Fundo.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

SOLIDARIEDADE

NOVOS LARES

RIO CLARO (SP)

EXTINÇÃO

VISIBILIDADE

CANADÁ


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>