ANTIGA DEMANDA

Jaboatão dos Guararapes (PE) cria Secretaria do Bem-Estar Animal

Gabriela | Redação ANDA

A decisão de montar a secretária foi estimulada pela sanção da Lei Federal 1.095/19 que aumentou a punição nos casos de maus-tratos a animais


Escute
Foto: ShutterStock

Uma reforma administrativa foi realizada pela gestão do prefeito de Jaboatão dos Guararapes (PE), Anderson Ferreira (PL). Ele anunciou, na última quarta-feira (10), a criação da Secretaria Executiva do Bem-Estar Animal, que será responsável por gerir o sistema de defesa e acolhimento para cães e gatos e animais de grande porte, com intuito voltado à saúde e cuidados. A psicóloga com especialização em comportamento animal, Caroline Lemos, será a responsável pela nova pasta.

“Desde que iniciamos a nossa gestão, há quatro anos, tivemos a preocupação de proteger e cuidar dos animais. Lançamos o Programa Bem-Estar Animal e desenvolvemos várias ações. Montamos a primeira UBS Pet do Estado, oferecemos atendimento com consultório clínico móvel nas comunidades e lançamos o Sistema de Identificação Digital (SID) dos equinos. Neste segundo mandato, decidimos criar uma secretaria específica para ampliar ainda mais o acolhimento e a defesa dos animais”, explicou Anderson Ferreira.

De acordo com o prefeito, com a nova estrutura, serão oferecidos mais serviços gratuitos, como exames laboratoriais e de ultrassom. O Sistema de Identificação Digital (SID) também será aplicado nos animais, para que sejam identificados por nome e tutor, assim como as condições de saúde. Também serão realizadas mais parcerias com as ONGs cadastradas em Jaboatão.

A decisão de montar a Secretaria Executiva do Bem-Estar Animal foi incentivada pela sanção da Lei Federal 1.095/19, em setembro do ano passado, que agrava a punição para quem maltrata cães e gatos.

 


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

AVANÇO

COMPORTAMENTO

'SAVE RALPH'

ÍNDIA

REVOLTA

AÇÃO SOCIAL

MÉXICO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>