SAÚDE

Projeto de lei quer autorizar uso medicinal da maconha em tratamentos de animais

Mariana Dandara | Redação ANDA

O canabidiol tem ação antioxidante, neuroprotetora, anti-inflamatória, ansiolítica, anticonvulsionante, antidepressiva, antitumoral e anticancerígena


Escute
Foto: Pixabay

O deputado João Carlos Bacelar (Podemos-BA) apresentou na última quarta-feira (10) o Projeto de Lei 368/2021, que autoriza o uso medicinal da maconha em tratamentos de animais doentes.

Em 2019, um novo regulamento para produtos medicinais derivados da maconha foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas a prescrição foi liberada apenas para médicos. Apesar disso, o uso na medicina veterinária é crescente.

“São especialmente comoventes os relatos de sucesso da aplicação desses medicamentos no controle de convulsões e outras patologias, que impedem os pacientes de levar uma vida digna”, justificou o parlamentar.

“Em animais, os medicamentos com base nesses componentes podem tratar doenças neurológicas, epilepsia, alguns tipos de câncer, dor crônica e aguda, e inflamações”, continuou.

O deputado afirmou ainda que os tutores dos animais devem ter o direito de medicá-los com medicamentos derivados da maconha, desde que prescritos por profissionais habilitados. Ele explicou ainda que o canabidiol tem ação antioxidante, neuroprotetora, anti-inflamatória, ansiolítica, anticonvulsionante, antidepressiva, antitumoral e anticancerígena.

“Os produtos sujeitos à prescrição deverão ser autorizados por órgão federal competente ou, no caso de produtos importados, pelas autoridades competentes em seus países de origem”, concluiu.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

ÓRFÃO

ARTIGO

DESACATO

GENTILEZA

DOR E SOFRIMENTO

EDUCAÇÃO

BENEFÍCIOS


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>