Escute
|
O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou que entrará em estado de emergência a partir do mês de março. O anúncio oficial foi publicado ontem (10) no Diário Oficial (DODF).
De acordo com o governo, o estado permanecerá em estado de emergência ambiental até novembro de 2012. No ano passado, o mesmo foi feito entre os meses de abril e novembro.
O objetivo do estado de emergência é concentrar esforços contra as queimadas. Para isso, os órgãos que fazem parte do Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais do Distrito Federal deverão atuar na prevenção e minimização das queimadas e dos efeitos provocados pelo fogo.
Durante esse período, as instituições – por exemplo, o Corpo de Bombeiros – poderão realizar compras emergenciais sem licitação para combater o fogo que estiver consumindo a vegetação. As informações são do Jornal de Brasília.
Em 2020, a estiagem castigou o Distrito Federal durante meses, com umidade relativa do ar chegando a 9ºC, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).