TRÁFICO DE ANIMAIS

Chimpanzé é resgatada após sua mãe ser morta por caçadores

Caroline Siqueira | Redação ANDA


Escute
Foto: Secret Baron via Youtube

Um problema crescente em todo mundo é a caça e contrabando de animais selvagens, principalmente quando se trata de animais exóticos e populares. Os chimpanzés do Congo e de toda a África são um dos principais alvos dessa prática criminosa. Para se ter uma ideia, nas últimas décadas, a população de chimpanzés no continente africano diminuiu 80%.

Situações de animais órfãos e feridos infelizmente se tornaram cotidianas na região do Congo. Em uma delas, uma filhote de chimpanzé teve sua mãe sequestrada e acabou sozinha. Um homem acabou a acolhendo, mas não fornecia sequer uma alimentação adequada para a pequena.

Equipes de resgate foram contatadas para salvar a coitada que prontamente atenderam ao chamado. Se eles demorassem mais alguns dias, poderiam encontrar a chimpanzé sem vida. Ela estava muito debilitada, desnutrida e desidratada, além de ter marcas de corrente em seu pescoço.

Foto: @anthonycaere via Instagram

Um de seus heróis, Itsaso Velez, esclareceu que a pequena foi encontrada morando em uma aldeia ao norte do país, bem perto do local onde foi mantida como animal doméstico, em cativeiro, no Parque Nacional da Garamba.

A chimpanzé foi nomeada Mado e se mostrou muito grata pela ajuda que recebeu. Olhava para a equipe e os abraçava carinhosamente.

Agora Mado está em um centro de reabilitação de macacos em Lwiro, Congo. Lá, ela está recebendo todos os cuidados necessários e viverá em um ambiente adequado e seguro contra a caça.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

PROTEÇÃO ANIMAL

ALERTA

VITÓRIA

INVESTIGAÇÃO

FLÓRIDA

JAPÃO

AVANÇO

COMPORTAMENTO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>