TRAGÉDIA

Ração causa a morte de mais de 100 cães e deixa outros 210 doentes

Redação ANDA

De acordo com os investigadores, a suspeita é que os cães tenham se intoxicado com uma substância chamada "aflatoxina"


Escute
Foto: Pixabay

Uma ração da marca “Sportnix” causou a morte de 110 cachorros e adoeceu outros 210 nos Estados Unidos, segundo a Food and Drug Administration. Midwestern Pet Foods anunciou um recall de lotes do produto.

No final do ano passado, 28 cães haviam morrido e outros 8 estavam doentes. Os dados, no entanto, foram recentemente atualizados e o número de cachorros vítimas da ração sofreu aumento.

De acordo com os investigadores, a suspeita é que os cães tenham se intoxicado com uma substância chamada “aflatoxina”, um subproduto do fungo do milho que pode matar animais quando está em níveis elevados.

Caso estejam intoxicados, os cães podem ficar mais lentos e apresentar problemas gastrointestinais e icterícia (isso é, tonalidade amarelada nos olhos e nas gengivas). Há cachorros, porém, que não apresentam sintomas, embora sofram lesões graves no fígado.

“Nem todos esses casos foram oficialmente confirmados como envenenamento por aflatoxina por meio de testes de laboratório ou revisão de registros veterinários”, diz nota divulgada pelas autoridades. “Esta contagem é aproximada e pode não refletir o número total de animais afetados”, completa.

De acordo com o FDA, os produtos que foram alvo de recall são o Pro Pac, Splash, Nunn e Sportstrail. Para investigar o caso, a agência se uniu aos governos dos estados de Missouri, Oklahoma, Arkansas, Kansas, Louisiana, Novo México, Oregon, Texas e Washington.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

ÓRFÃO

COREIA DO SUL

SOB INVESTIGAÇÃO

AGRESSÃO BRUTAL

INSTINTO

VIDA NA RUA

RESPEITO E AFETO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>