EnglishEspañolPortuguês

AÇÃO HUMANAAÇÃO HUMANAAÇÃO HUMANAAÇÃO HUMANA

Poluição sonora causa sintomas de estresse pós-traumático em aves

,,,

31 de janeiro de 2021
Redação ANDA Redação ANDA Redação ANDA Redação ANDA
5 min. de leitura
A-
A+
Foto: Pixabay

Imagine que você está dando um passeio pela sua vizinhança, apreciando os sons pacíficos dos pássaros cantando nas árvores e o vento soprando suavemente entre as folhas … então, de repente, o som de uma britadeira imediatamente o tira da sua nuvem de paz e felicidade plena. Quer você more em uma cidade movimentada ou em um subúrbio tranquilo, é provável que você se acostume com os ruídos causados ​​pelo homem. Ouvimos tráfego e sirenes todas as horas do dia, lidamos com estradas e construções desagradáveis ​​e nos distraímos com o som de barcos zunindo enquanto tentamos relaxar em uma praia. Essa “poluição sonora” – definida como um som indesejado ou inapropriado – faz parte do nosso dia a dia e, mesmo que tentemos ignorá-la, esses sons podem afetar os níveis de estresse e sono, impactando nossa qualidade de vida.

De acordo com a United States Environmental Protection Agency : “A poluição sonora afeta negativamente a vida de milhões de pessoas. Estudos têm mostrado que existem ligações diretas entre ruído e saúde. Os problemas relacionados ao ruído incluem doenças relacionadas ao estresse, pressão alta, interferência na fala, perda de audição, interrupção do sono e perda de produtividade. ”

Mas estudos científicos mostram que os humanos não são os únicos que sofrem com um mundo cada vez mais barulhento. Os animais também estão sendo impactados negativamente pela poluição sonora do tráfego, transporte aéreo e ferroviário, práticas industriais como mineração e perfuração e atividades recreativas humanas. Não está apenas causando estresse, mas está afetando como e onde eles vivem, viajam e até mesmo acasalam.

Impacto

As atividades humanas resultaram em poluição por plástico em nossos oceanos e destruição de habitats por meio do desmatamento para a criação de animais para consumo, mas a poluição sonora é algo em que muitas vezes não pensamos. Infelizmente, esse tipo de poluição está afetando os animais e impactando ecossistemas inteiros. Com cada vez menos lugares para viver por causa da destruição do habitat, a vida selvagem é forçada a viver mais perto dos humanos e, como resultado, seus habitats são frequentemente afetados por atividades causadas pelo homem. E, como os cientistas descobriram, mesmo os sons mais sutis podem causar problemas para a vida selvagem nas proximidades.

Em um estudo recente, os cientistas pesquisaram pássaros que fizeram ninho em campos de gás natural no norte do Novo México. Eles visitaram 240 locais de nidificação, todos situados nas proximidades de poços de gás natural e estações de compressão. As estações “emitem um zumbido constante de baixa frequência, aproximadamente na mesma faixa que o canto de muitos pássaros”, de acordo com um artigo do Washington Post sobre a pesquisa. E embora isso possa não parecer um problema, a questão é que o barulho torna mais difícil para os pássaros ouvirem os sons naturais ao seu redor, incluindo os de predadores se aproximando. A exposição constante a esse som e a perturbação resultante nas aves causam sintomas de estresse semelhantes aos associados ao transtorno de estresse pós-traumático (PTSD) em humanos, que foi detectado por meio de amostras de sangue colhidas durante o estudo.

Um estudo de 2006 conduzido no Canadá encontrou problemas em torno do impacto da poluição sonora causada pelo homem nos hábitos de acasalamento de uma ave, o que pode ter um impacto no tamanho da população. O estudo comparou pássaros que viviam na tranquila região da floresta boreal com aqueles que viviam perto de compressores de gás natural e óleo. Eles descobriram que os pássaros que viviam perto dos compressores tinham uma taxa de sucesso de emparelhamento que era 15 por cento menor do que os pássaros na região da floresta – acredita-se que a causa seja o ruído abafando ou alterando o canto do pássaro macho, ambos os quais podem impactar o de uma ave fêmea resposta ao homem.

Habitats naturais não são imunes ao problema

A poluição sonora afeta os animais em áreas urbanas e rurais, mas também tem impacto nas áreas protegidas da vida selvagem. Rachel Buxton, da Colorado State University, ajudou a conduzir um estudo de 492 áreas protegidas nos Estados Unidos, resultando na coleta de mais de um milhão de horas de gravações de som. No estudo, eles usaram algoritmos para ajudar a determinar o nível de ruídos causados ​​por humanos que estavam ocorrendo em cima dos sons que ocorreram naturalmente em cada área.

O estudo descobriu que a poluição sonora causada por humanos era duas vezes mais alta do que os sons naturais em 63% das áreas pesquisadas – em 21% das áreas, algumas das quais eram lar de espécies ameaçadas, era dez vezes mais alta. Em uma entrevista ao The Guardian, Buxton disse que “os animais usam o ruído para muitas funções essenciais, como se esquivar de predadores, encontrar comida e companheiros e manter relacionamentos em grupos sociais”. Portanto, quando os ruídos não naturais abafam os ruídos naturais dos quais os animais dependem, isso pode ter um sério impacto na maneira como vivem.

O ruído excessivo causado pelo homem também pode afetar o equilíbrio de um ecossistema. Maquinaria barulhenta pode afugentar animais predadores maiores, o que por sua vez faz com que o número de espécies de presas aumente. Pássaros e polinizadores também podem ser assustados por sons, o que por sua vez afeta espécies de plantas e até mesmo insetos que podem depender dessas plantas como fonte de alimento e abrigo. Essas coisas podem não parecer significativas por si mesmas, mas a reação em cadeia pode resultar na ruptura de ecossistemas inteiros.

No oceano, a comunicação, os hábitos de acasalamento e os padrões de migração das baleias e outras formas de vida marinha foram afetados pelo ruído da perfuração de petróleo , dispositivos de sonar, navios e recreação humana como passeios de barco e jet skis. Alguns conservacionistas e cientistas dizem que a exposição prolongada pode causar estresse e até mesmo danos à audição em animais marinhos. Estudos também descobriram que os animais marinhos expostos à poluição sonora mostram mudanças no comportamento individual e social, no metabolismo e na saúde geral.

Escolhas conscientes

Existem vários estudos que mostram o impacto da poluição sonora em humanos, animais e em nossos habitats. Os humanos podem usar fones de ouvido com cancelamento de ruído e outras tecnologias para diminuir sua exposição ao ruído excessivo, mas a vida selvagem e os animais marinhos não têm escapatória. E embora não possamos evitar todas as formas de poluição sonora, podemos ser mais cuidadosos com nossas atividades e como elas afetam a vida selvagem.

    Você viu?

    Ir para o topo