Escute
|
Um golfinho foi encontrado morto na manhã da última terça-feira (26) na Praia da Costa, na cidade de Barra dos Coqueiros, em Sergipe.
O corpo do animal marinho, que estava na areia da praia, foi encontrado por banhistas que passavam pelo local. Não se sabe ainda o que causou a morte do golfinho.
Após a morte ser constatada, a empresa Visão Ambiental foi acionada e enviou uma equipe ao local para retirar o corpo da areia e coletar amostras para submeter o animal a um exame de necropsia que deve apontar a causa da morte.
Terceirizada pela Petrobras, a empresa executa o Projeto de Monitoramento de Praias (PMP) de Sergipe e Alagoas em atendimento a uma exigência do Ibama.
A pesca e a poluição marinha
Duas das principais causas de mortes acidentais de animais marinhos são a pesca e a poluição. Golfinhos e tartarugas costumam ficar presos em redes de pesca e morrem por afogamento.
Quando escapam das redes, muitos deles acabam consumindo resíduos sólidos que vão parar nos oceanos por conta do descarte irregular, da falta de conscientização da sociedade e da ausência de políticas públicas que norteiem a destinação correta do lixo. Ao confundirem plástico com alimento, muitos animais marinhos consomem esses produtos, adoecem e morrem.