PESCA

Golfinho é encontrado morto com cauda mutilada: ‘consequência de corte por faca’

Redação ANDA

13/01/2021

Além de ter a cauda mutilada, o golfinho sofreu um corte na região abdominal


Escute
(Foto: Projeto Cetáceos/UERN)

Um golfinho foi encontrado morto com a cauda mutilada no Rio Grande do Norte. O corpo do animal marinho encalhou na última segunda-feira (11) em uma praia do município de Rio do Fogo, a cerca de 60 quilômetros de Natal.

O Projeto Cetáceos da Costa Branca, da Universidade Estadual do RN (UERN), foi acionado e enviou uma equipe ao local, onde constatou que o golfinho tinha 2,63 metros de comprimento. A medida compreende o tamanho do animal sem a nadadeira caudal, como ele foi encontrado.

De acordo com o projeto, a mutilação foi “consequência de corte por faca”. Fêmea da espécie Tursiops truncatus, o animal é popularmente conhecida como golfinho-nariz-de-garrafa.

Além de ter a cauda mutilada, o golfinho sofreu um corte na região abdominal. A suspeita é que ele tenha ficado preso em uma rede de pesca, artefato que tira a vida de inúmeros animais como tartarugas e golfinhos.

“É provável que o animal tenha sido vítima de emalhamento em rede de pesca ainda em vida, sofrendo diversos traumas na tentativa de livrar a rede do animal”, diz nota divulgada pelo projeto.

De acordo com o Cetáceos, “o encalhe do animal nos deixa o alerta sobre os impactos humanos no ecossistema marinho”. As principais ameaças à espécie, segundo o projeto, são as capturas intencionais e acidentais.

Atualmente, golfinho-nariz-de-garrafa é considerado “vulnerável” pela lista de animais ameaçados de extinção da União Internacional para a Conservação da Natureza.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"62516":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"62516":{"val":"rgb(255, 255, 255)"}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
DOE AGORA

COMPARTILHE:

Você viu?


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"cf6ff":{"name":"Main Color","parent":-1},"73c8d":{"name":"Dark Accent","parent":"cf6ff"}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default","value":{"colors":{"cf6ff":{"val":"rgb(243, 243, 243)","hsl":{"h":0,"s":0.01,"l":0.95}},"73c8d":{"val":"rgb(217, 216, 216)","hsl_parent_dependency":{"h":1,"l":0.85,"s":-0.05}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
OK
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
>