Escute
|

Um golfinho foi encontrado morto com a cauda mutilada no Rio Grande do Norte. O corpo do animal marinho encalhou na última segunda-feira (11) em uma praia do município de Rio do Fogo, a cerca de 60 quilômetros de Natal.
O Projeto Cetáceos da Costa Branca, da Universidade Estadual do RN (UERN), foi acionado e enviou uma equipe ao local, onde constatou que o golfinho tinha 2,63 metros de comprimento. A medida compreende o tamanho do animal sem a nadadeira caudal, como ele foi encontrado.
De acordo com o projeto, a mutilação foi “consequência de corte por faca”. Fêmea da espécie Tursiops truncatus, o animal é popularmente conhecida como golfinho-nariz-de-garrafa.
Além de ter a cauda mutilada, o golfinho sofreu um corte na região abdominal. A suspeita é que ele tenha ficado preso em uma rede de pesca, artefato que tira a vida de inúmeros animais como tartarugas e golfinhos.
“É provável que o animal tenha sido vítima de emalhamento em rede de pesca ainda em vida, sofrendo diversos traumas na tentativa de livrar a rede do animal”, diz nota divulgada pelo projeto.
De acordo com o Cetáceos, “o encalhe do animal nos deixa o alerta sobre os impactos humanos no ecossistema marinho”. As principais ameaças à espécie, segundo o projeto, são as capturas intencionais e acidentais.
Atualmente, golfinho-nariz-de-garrafa é considerado “vulnerável” pela lista de animais ameaçados de extinção da União Internacional para a Conservação da Natureza.