IGREJA

Cadelas frequentam missas no Piauí: ‘se comportam melhor que muita gente’

Redação ANDA

13/01/2021

Pretinha e Toquinha acompanham as celebrações de cima do altar e são tratadas com muito carinho pelo padre e pelos fiéis


Escute
(Foto: João Rodrigues)

Duas cadelas se tornaram frequentadoras assíduas das missas da igreja Matriz de São Pedro, em Santana do Piauí (PI). Pretinha e Toquinha acompanham as celebrações de cima do altar e são tratadas com muito carinho pelo padre e pelos fiéis.

O padre José Mairton contou ao portal Metrópoles que Pretinha foi a primeira a começar a frequentar as missas. Tempos depois, nasceu sua filha, Toquinha, que passou a acompanhar a mãe.

“As cadelas são de rua, elas frequentam todas as Missas, é só ouvirem o badalar do sino que as duas chegam à igreja, inclusive ficam no presbitério, perto do altar, elas ficam durante toda a celebração com o Padre, parecem gente, costumo dizer que se comportam melhor, na igreja, que muita gente”, brincou o padre.

“Antes da pandemia, nas procissões, elas iam à frente”, completou o religioso.

(Foto: João Rodrigues)

Ao final das missas, as cadelas seguem para a casa paroquial e se alimentam. “Ao término das missas, elas se dirigem para a casa paroquial, ao lado da igreja, e ficam à minha espera, só entram quando eu chego. Durante as refeições, faço questão de dividir os alimentos com elas”, disse o padre.

Desde que se tornou padre, Mairton é conhecido pelo seu carinho com os animais. Na cidade de Itainópolis (PI), outra cadela participava das missas ministradas por ele.

“Quando eu atuava em Itainópolis, a cadela Mille se fazia presente às missas, ela pertencia a uma pessoa da comunidade. Ela sentava na frente, no pé do altar, nunca faltava às celebrações, muita gente faltava, ela não, eu até brincava, é quem tem mais fé aqui na igreja, nunca falha a uma celebração”, disse.

(Foto: João Rodrigues)

De acordo com a ministra da Eucaristia, Maria Inês Rocha, o amor que o padre sente pelos animais fez Pretinha e Toquinha construírem uma forte ligação com o sacerdote.

“Lembro de um dado momento, quando Pe. Mairon, por motivo superior, teve que ser substituído em uma Missa por outro celebrante, as cadelas chegaram a ocupar o presbitério, como se estivessem cobrando a presença de Mairon”, contou Maria Inês.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"62516":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"62516":{"val":"rgb(255, 255, 255)"}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
DOE AGORA

COMPARTILHE:

Você viu?


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"cf6ff":{"name":"Main Color","parent":-1},"73c8d":{"name":"Dark Accent","parent":"cf6ff"}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default","value":{"colors":{"cf6ff":{"val":"rgb(243, 243, 243)","hsl":{"h":0,"s":0.01,"l":0.95}},"73c8d":{"val":"rgb(217, 216, 216)","hsl_parent_dependency":{"h":1,"l":0.85,"s":-0.05}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
OK
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
>