REINO UNIDO

Máscaras e luvas são encontradas em 30% das praias durante limpeza

Talita Soares | Redação ANDA

21/12/2020

Voluntários de conservação encontram itens de EPI em quase um terço das áreas visadas na campanha anual


Escute
Foto: Marine Conservation Society

Máscaras descartadas e outros itens de equipamentos de proteção individual (EPIs) foram encontrados em quase um terço das praias alcançadas por voluntários de limpeza nesse outono.

A limpeza anual de praias da Sociedade de Conservação Marinha encontrou itens de EPI em 30% das áreas que limparam.

Os itens mais comuns de poluição achados em áreas costeiras foram peças de plástico ou poliestireno, tampas de copos de plástico para viagem e lenços umedecidos.

Voluntários lideraram limpezas de praias em 385 áreas costeiras em setembro, cobrindo 43.958 metros de praia.

Esse ano, devido à crise do coronavírus, EPI se destacou pela primeira vez nas praias pesquisadas. Máscaras e luvas foram também achadas por voluntários em 69% das coletas de lixo no interior no país.

Lizzie Prior, a coordenadora do Great British Beach Clean (Grande Limpeza da Grã-Bretanha) na Sociedade de Conservação Marinha, disse: A quantidade de EPIs que nossos voluntários encontraram nas praias e no interior durante este ano é preocupante. Considerando que o uso de máscaras só se tornou mandatório em shoppings na Inglaterra no fim de Julho, pouco mais de três meses antes da Grande Limpeza da Grã-Bretanha, o grande aumento em lixo de EPIs deveria ser um aviso para o que pode se tornar uma nova forma de lixo poluindo nossas praias no futuro”.

Como muitos outros itens de uso único, máscaras e luvas descartáveis se mostram uma ameaça à vida selvagem na terra e no mar, ela disse. Animais marinhos poderiam confundir máscaras e luvas com caças, preenchendo seus estômagos com materiais que não serão digeridos e poderiam se provar fatais. Animais também correm o risco de ficarem emaranhados nas alças das máscaras faciais, como os pés de aves marinhas fotografados recentemente enrolados em cordas elásticas.

Lixo de bebida continua a ser encontrado nas praias do Reino Unido, com uma média de 30 recipientes, cápsulas e tampas de bebidas encontrados a cada 100 metros de praia pesquisada neste ano. No interior, quase todas as coletas de lixo (99%) encontraram lixo de bebidas.

Dra. Laura Foster, chefe de mares limpos da Sociedade de Conservação Marinha, disse: “Os dados deste ano […] mostram o quão crucial é que Gales, Inglaterra e Irlanda do Norte sigam os passos da Escócia e urgentemente introduzam um esquema de devolução de depósito (DRS) com tudo incluído. O governo disse que introduzirá o DRS, mas apenas a partir de 2023.

“Apesar do lockdown, com muitos de nós gastando mais tempo em casa, o ato de jogar lixo nos espaços públicos continuou inabalável. Quase todo local de coleta de lixo achou pelo menos um recipiente de bebida, o que é incrivelmente preocupante. Um esquema de devolução de depósito efetivo levaria o Reino Unido um passo mais próximo a um modelo de economia circular e reduziria drasticamente o volume de poluição de uso único nas nossas ruas, parques e praias.

Os cinco itens de poluição mais comuns encontrados nas praias do Reino Unido

1 – Peças de plástico e poliestireno (0-50cm) – 167,2 encontradas a cada 100 metros de praia pesquisada
2 – Cápsulas e tampas de plástico e poliestireno – 19,7
3 – Lenços umedecidos – 17.7
4 – Pontas de cigarro – 16.2
5 – Alças de plástico – 15.8


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"62516":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"62516":{"val":"rgb(255, 255, 255)"}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
DOE AGORA

COMPARTILHE:

Você viu?


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"cf6ff":{"name":"Main Color","parent":-1},"73c8d":{"name":"Dark Accent","parent":"cf6ff"}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default","value":{"colors":{"cf6ff":{"val":"rgb(243, 243, 243)","hsl":{"h":0,"s":0.01,"l":0.95}},"73c8d":{"val":"rgb(217, 216, 216)","hsl_parent_dependency":{"h":1,"l":0.85,"s":-0.05}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
OK
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
>