Escute
|

Máscaras descartadas e outros itens de equipamentos de proteção individual (EPIs) foram encontrados em quase um terço das praias alcançadas por voluntários de limpeza nesse outono.
A limpeza anual de praias da Sociedade de Conservação Marinha encontrou itens de EPI em 30% das áreas que limparam.
Os itens mais comuns de poluição achados em áreas costeiras foram peças de plástico ou poliestireno, tampas de copos de plástico para viagem e lenços umedecidos.
Voluntários lideraram limpezas de praias em 385 áreas costeiras em setembro, cobrindo 43.958 metros de praia.
Esse ano, devido à crise do coronavírus, EPI se destacou pela primeira vez nas praias pesquisadas. Máscaras e luvas foram também achadas por voluntários em 69% das coletas de lixo no interior no país.
Lizzie Prior, a coordenadora do Great British Beach Clean (Grande Limpeza da Grã-Bretanha) na Sociedade de Conservação Marinha, disse: A quantidade de EPIs que nossos voluntários encontraram nas praias e no interior durante este ano é preocupante. Considerando que o uso de máscaras só se tornou mandatório em shoppings na Inglaterra no fim de Julho, pouco mais de três meses antes da Grande Limpeza da Grã-Bretanha, o grande aumento em lixo de EPIs deveria ser um aviso para o que pode se tornar uma nova forma de lixo poluindo nossas praias no futuro”.
Como muitos outros itens de uso único, máscaras e luvas descartáveis se mostram uma ameaça à vida selvagem na terra e no mar, ela disse. Animais marinhos poderiam confundir máscaras e luvas com caças, preenchendo seus estômagos com materiais que não serão digeridos e poderiam se provar fatais. Animais também correm o risco de ficarem emaranhados nas alças das máscaras faciais, como os pés de aves marinhas fotografados recentemente enrolados em cordas elásticas.
Lixo de bebida continua a ser encontrado nas praias do Reino Unido, com uma média de 30 recipientes, cápsulas e tampas de bebidas encontrados a cada 100 metros de praia pesquisada neste ano. No interior, quase todas as coletas de lixo (99%) encontraram lixo de bebidas.
Dra. Laura Foster, chefe de mares limpos da Sociedade de Conservação Marinha, disse: “Os dados deste ano […] mostram o quão crucial é que Gales, Inglaterra e Irlanda do Norte sigam os passos da Escócia e urgentemente introduzam um esquema de devolução de depósito (DRS) com tudo incluído. O governo disse que introduzirá o DRS, mas apenas a partir de 2023.
“Apesar do lockdown, com muitos de nós gastando mais tempo em casa, o ato de jogar lixo nos espaços públicos continuou inabalável. Quase todo local de coleta de lixo achou pelo menos um recipiente de bebida, o que é incrivelmente preocupante. Um esquema de devolução de depósito efetivo levaria o Reino Unido um passo mais próximo a um modelo de economia circular e reduziria drasticamente o volume de poluição de uso único nas nossas ruas, parques e praias.
Os cinco itens de poluição mais comuns encontrados nas praias do Reino Unido
1 – Peças de plástico e poliestireno (0-50cm) – 167,2 encontradas a cada 100 metros de praia pesquisada
2 – Cápsulas e tampas de plástico e poliestireno – 19,7
3 – Lenços umedecidos – 17.7
4 – Pontas de cigarro – 16.2
5 – Alças de plástico – 15.8