Escute
|

Cerca de 40 animais foram resgatados de um canil clandestino em Itaipuaçu, um distrito do município de Maricá, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Todos os cachorros já possuem um lar temporário. Durante a ação de resgate o proprietário foi preso em flagrante por maus-tratos contra animais.
Os cachorrinhos passaram por exames e depois foram levados para casa. No total foram resgatados 37 animais, 33 shih-tzu, 2 bulldogs francês e 2 pugs.
Segundo a veterinária Milena Costa, coordenadora de Proteção Animal da Prefeitura de Maricá, a denúncia chegou através de um ofício do Ministério Público do Rio de Janeiro.
Costa diz que o proprietário confirmou fazer a venda de animais. De acordo com a polícia civil, o dono do canil, já foi transferido para um presídio e vai responder com base na nova lei federal de maus-tratos que prevê pena de 2 a 5 anos de detenção.
Adoção
A coordenadora alerta sobre os cuidados e compromisso ao adotar um animal, cães braquicefálicos, conhecidos como ‘focinhos achatados’, como os buldogues franceses, shih-tzu e pugs, precisam de mais cuidado, pois são frutos de uma mistura que inspiram mais cuidado, os cães sem raça definida são uma mistura.
Milena salientou a importância de adotar um animal aos invés de comprar: “A compra, mesmo que a pessoa não saiba, estimula alguém explorar uma fêmea para ter cada vez mais filhotes e querer vender”.
As informações para adoção dos animais estão disponíveis nas páginas Adote Maricá e Adoteme-Maricá.