CRISE CLIMÁTICA

Brasil precisa ter redução na emissão de gases de efeitos estufa em 81%

Ricardo Andrade | Redação ANDA

15/12/2020


Escute
Foto: Araquém Alcântara

Sexto maior emissor de gases de efeitos estufa do mundo, Brasil precisa atingir a meta de redução em 81% até 2030 em comparação aos níveis de 2005. Segundo o Observatório do Clima, o país atualmente emite cerca de 1,6 bilhão de toneladas de gases do efeito estufa.

O observatório afirma que o país necessita chegar ao final da próxima década emitindo no máximo 400 milhões de toneladas de gases, para que assim o Brasil possa fazer uma considerável diferença na redução de sua contribuição ás mudanças climáticas.

A entidade apresentou uma proposta na última segunda-feira (7), para que o Brasil tenha mais empenho em mudar essa realidade por meio de um engajamento com a nova NDC (Contribuição Nacionalmente Determinada) para o Acordo do Clima de Paris.

Observatório faz pauta de mudanças necessárias

Entre as mudanças que podem permitir que o país alcance esse objetivo, entidade aponta eliminação do desmatamento em todos os biomas, restauração de 14 milhões de hectares nas áreas de reserva legal e de preservação permanente até 2030; assim como aumentar em dois milhões de hectares a área de florestas plantadas e eliminar os subsídios á produção de combustíveis fósseis.

“Tal ambição é necessária para tornar a meta compatível com a limitação do aquecimento global a 1,5oC, tal como preconizado pelo Acordo de Paris. Hoje a meta brasileira é considerada “insuficiente” para cumprir os objetivos do tratado do clima de limitar o aquecimento da Terra a menos de 2oC ou a 1,5oC. Se todos os países tivessem o mesmo grau de ambição do Brasil, o mundo esquentaria 3oC neste século”, diz o observatório.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"62516":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"62516":{"val":"rgb(255, 255, 255)"}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
DOE AGORA

COMPARTILHE:

Você viu?


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"cf6ff":{"name":"Main Color","parent":-1},"73c8d":{"name":"Dark Accent","parent":"cf6ff"}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default","value":{"colors":{"cf6ff":{"val":"rgb(243, 243, 243)","hsl":{"h":0,"s":0.01,"l":0.95}},"73c8d":{"val":"rgb(217, 216, 216)","hsl_parent_dependency":{"h":1,"l":0.85,"s":-0.05}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
OK
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
>