INVESTIGAÇÃO

Conheça a crueldade por trás do comércio de peixes betta

Por Nadia Schwingle (One Green Planet) | Traduzido por Bianca Sales

12/12/2020

Um peixe muitas vezes comercializado como "de fácil criação", mas que por trás desse comércio há dor e exploração.


Escute
Peixe betta em aquário | Foto: Reprodução Pixabay

Os peixes betta são animais populares, pois são visualmente bonitos e considerados animais que requerem baixo cuidado e responsabilidade de tutores inexperientes. No entanto, uma realidade cruel desmente essas criaturas coloridas e únicas. Muitos que amam esses peixes vibrantes não sabem o quão horrível é o comércio de peixes betta para a venda em pet shops. Da fazenda de peixes à loja de animais e até mesmo em sua casa, esses peixes enfrentam uma jornada dura e desumana.

Fornecedores de Betta enviam peixes negligenciados em pequenas bolsas sem comida

A People for the Ethical Treatment of Animals – PETA lançou uma investigação sobre a origem do comércio de peixes betta para animais de estimação – as fazendas de peixes. O vídeo acima mostra imagens capturadas em um desses sites. Bettas são criados em tanques vazios e anti-higiênicos que geralmente contêm os corpos flutuantes de outros bettas mortos. Os peixes que morrem no processo parecem ser os “sortudos”. Os sobreviventes são colocados em garrafas finas e sujas que revestem o piso de concreto. Na separação para embarque, os peixes são tratados com descuido e muitas vezes são deixados em coadores que sufocam ao ar livre. Quando estão prontos para serem despachados, são colocados em pequenos sacos com água apenas o suficiente para cobrir seus corpos. Eles não recebem comida para essas longas viagens pelo mundo e até mesmo tranquilizantes para impedi-los de comer suas próprias nadadeiras. Milhares de peixes morrem ao longo do caminho devido ao estresse dessas condições. Para os peixes que não morrem, seu sofrimento está longe de acabar.

As lojas de animais deixam os peixes em recipientes minúsculos e pouco higiênicos

A PETA continuou sua investigação nas lojas de animais que vendem esses peixes abusados ​​e negligenciados. Infelizmente, as condições nesses depósitos não são muito melhores do que nas fazendas de peixes de onde foram despachados. A Petco é frequentemente associada a suas paredes de peixes betta empilhados uns sobre os outros em pequenos copos. Embora a variedade de cores brilhantes e aletas fluidas possam fazer esta tela parecer bonita e convidativa, a realidade é horrível. Como nas fazendas de peixes, os copos em que Petco armazena bettas são inaceitáveis.

O mínimo que um peixe betta precisa para estar feliz e confortável é um tanque de 2,5 litros. Esses pequenos copos não são apenas apertados, mas também contêm água estagnada que muitas vezes é deixada em condições pouco higiênicas pela loja. O investigador teve a chance de falar com membros da equipe que admitiram ter maltratado os peixes. Os funcionários comentaram sobre os inúmeros peixes que morrem no transporte e um até comentou sobre o descaso com que alguns peixes ficam no armazém. Ele notou a podridão da nadadeira de um dos bettas em sofrimento e concluiu que, no processo de limpeza de tantos habitats de peixes, esse betta provavelmente foi esquecido.

Outros funcionários também explicaram seus receios em manter os peixes em copinhos minúsculos, sem dispositivos de filtragem para mantê-los saudáveis. Uma delas comentou que acha que alguns dos tanques vendidos na Petco são “completamente desumanos” e ela gostaria que eles nem os vendessem.

Equívocos levam a mais maus-tratos em casa

Infelizmente, devido a equívocos sobre peixes, os bettas muitas vezes nem conseguem escapar dos maus-tratos ao serem comprados e levados para uma casa. Como mencionado, esses peixes têm a reputação de serem “animais iniciais”, que são fáceis de cuidar devido ao seu pequeno tamanho. Claro, os bettas não precisam de tanto cuidado quanto outros tipos de peixes – eles são peixes de água doce e, portanto, não requerem a manutenção de tanques de água salgada e, devido ao seu órgão labiríntico, podem sobreviver em água menos oxigenada.

No entanto, essas ainda são criaturas complexas que precisam de mais do que apenas um pequeno vaso vazio para prosperar. Como o funcionário da Petco mencionou no vídeo da PETA, esperar que seu betta sobreviva em um minúsculo tanque é desumano. Mesmo que os bettas sejam pequenos, eles são naturalmente curiosos e adoram explorar, então ter um tanque maior e mais enriquecedor é essencial para seu bem-estar. Da mesma forma, muitas pessoas não reconhecem que os bettas são peixes tropicais e preferem temperaturas mais altas. Bettas podem sobreviver sem um aquecedor de tanque, mas ficarão estressados ​​e suscetíveis a doenças e letargia.

Os peixes são frequentemente tratados como decoração ou adereço

Como mencionado anteriormente, a bela variedade de cores e formas de barbatanas dos bettas são uma de suas principais atrações. Como esses peixes minúsculos são tão impressionantes, até mesmo empresas como restaurantes e hotéis os compram para expor. Esses peixes são objetivados e tratados como decorações, em vez de criaturas vivas com preocupações de saúde e necessidades ambientais. Conforme falado acima, esses peixes são colocados em pequenas tigelas ou vasos, geralmente com uma planta singular e alguns seixos no fundo.

Como sua função é ser uma decoração, os tutores não querem mascarar o peixe incluindo pedaços de madeira flutuante e plantas para os peixes se esconderem. Na verdade, um betta desanimado vivendo em uma pequena tigela em um quarto de hotel gerou um artigo no jornal The New York Times investigando sobre cognição e depressão em peixes. Eles concluíram que, sim, forçar um peixe a viver em um aquário minúsculo e estéril afeta negativamente seu humor. Esses peixes são lindos, mas não existem para agradar visualmente aos humanos.

Você já tem um peixe betta… O que você deveria fazer?

Se você já tem um peixe betta e agora está olhando culpado para seu aquário pequeno e esparso, não se preocupe – há muitos recursos para ensiná-lo a dar ao seu amigo o ambiente que ele merece. Ao contrário da crença comum, os peixes são criaturas cognitivamente complexas. Bettas têm capacidade de memória de longo prazo, podem se relacionar com seus donos e gostam de interagir com seu ambiente. Por causa de sua curiosidade natural, você deve fornecer ao seu um ambiente enriquecedor, cheio de várias plantas, pedras, bolas de musgo e troncos.

Da mesma forma, os bettas precisam de um tanque que permita que eles se movam livremente em torno de todos esses objetos, então um tanque de 2,5 litros deve ter o tamanho mínimo, embora um tanque de 5 litros seja o ambiente ideal. Um tanque grande e enriquecedor é ainda mais importante se você tiver mais de um betta. Às vezes, os bettas podem ficar angustiados quando não conseguem se esconder ou ficar sozinhos com outros peixes (tenho certeza que muitos de nós podemos nos identificar). Além disso, a regra de 5 litros é por betta, então se você tiver dois peixes, compre um tanque de 10 litros.

Lembre-se de que são peixes tropicais e se desenvolvem em temperaturas em torno de 24,5°C, então, a menos que você viva em um clima tropical, um aquecedor de tanque é essencial. Além de um aquecedor, um filtro de água é extremamente importante. Água não filtrada é perigosa para a saúde do betta, pois o acúmulo de amônia e nitrogênio pode causar doenças e até mesmo quebrar a estrutura de suas nadadeiras. Finalmente, peixes betta são conhecidos por pular, então certifique-se de que seu aquário tenha uma tampa.

E se você não tiver um betta, mas agora tiver uma afinidade com ele depois de ler sobre suas lutas…

Se você leu este artigo e está pensando em “comprar” um para resgatá-los dos maus-tratos, tenho que alertar contra isso. Embora “resgatar” esses peixes únicos dos pequenos e estéreis xícaras da Petco possa parecer a ação mais heroica, infelizmente, você estará apenas sinalizando para essas lojas de animais que há uma demanda por esses peixes. Com essa demanda, vem mais criação, mais remessa, mais xícaras minúsculas empilhadas umas sobre as outras. Se você realmente deseja ajudar os bettas, diga aos seus amigos e familiares para evitar comprá-los. Ou se eles já tiverem um, diga-lhes se o aquário parece estéril e sombrio. Por fim, você pode defender os bettas informando a Petco e outras lojas que você não apoia o comércio cruel de animais de estimação com o qual eles lucram.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"62516":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"62516":{"val":"rgb(255, 255, 255)"}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
DOE AGORA

COMPARTILHE:

Você viu?


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"cf6ff":{"name":"Main Color","parent":-1},"73c8d":{"name":"Dark Accent","parent":"cf6ff"}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default","value":{"colors":{"cf6ff":{"val":"rgb(243, 243, 243)","hsl":{"h":0,"s":0.01,"l":0.95}},"73c8d":{"val":"rgb(217, 216, 216)","hsl_parent_dependency":{"h":1,"l":0.85,"s":-0.05}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
OK
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
>