PROTEÇÃO ANIMAL

Deputado propõe criação de Cadastro Nacional de Animais para Adoção

Redação

Atualmente, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 30 milhões de animais vivem nas ruas do país


Escute
Pixabay

O deputado David Soares (DEM-SP) propôs ao Ministério do Meio Ambiente que seja criado o Cadastro Nacional de Animais Disponíveis para Adoção como forma de combater o abandono de animais no Brasil.

Atualmente, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 30 milhões de animais vivem nas ruas do país – sendo a maioria cães.

“Entendemos que o Ministério do Meio Ambiente poderia contribuir na promoção e implementação de ações destinadas ao acolhimento e adoção desses animais, motivo pelo qual sugerimos a criação de um Cadastro Nacional de Animais disponíveis para a Adoção”, afirmou.

De acordo com o parlamentar, além da necessidade de promover bem-estar animal, retirar os cães e gatos da rua é uma questão de saúde pública, por conta das zoonoses – doenças transmitidas dos animais para os humanos que podem ser evitadas se os cachorros e gatos forem bem cuidados.

“Os animais errantes representam um grave problema para a saúde pública e vivem em situação de risco, sujeitos à fome, desnutrição, doenças, atropelamento, envenenamento e outras formas de abuso”, reforçou.

No cadastro, segundo a sugestão do parlamentar, seriam publicadas informações e imagens sobre os animais para adoção. “Os dados ficariam disponíveis para consulta, com indicação de suas características básicas e localidade”, explicou.

“A implementação e atualização de dados do cadastro poderia ser realizada por meio de parceria dos órgãos competentes com sociedades protetoras de animais, lojas destinadas a venda de produtos animais [pet shops], clínicas e hospitais veterinários”, concluiu.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

COMOVENTE

ACIDENTE

Acolhimento

CRUELDADE

FINAL FELIZ

ACIDENTE

DESAPARECIMENTO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>