Início Notícias Crise climática promoverá noites cada vez mais quentes em todo o mundo

Crise climática promoverá noites cada vez mais quentes em todo o mundo

Divulgação
Divulgação

Os efeitos da crise climática tem causado noites “desproporcionalmente” mais quentes do que os dias em várias partes do mundo, segundo pesquisadores.

Descobertas revelam que o aquecimento do período noturno é mais comum do que o aquecimento do período diurno em mais da metade (54%) da superfície terrestre, em um fenômeno descrito pelos cientistas como “assimetria do aquecimento”.

O estudo, publicado no jornal Global Change Biology, destaca que noites com temperaturas mais quentes podem causar “implicações significativas” para espécies noturnas.

Um grupo de pesquisadores da University of Exeter observou dados que vão de 1983 até 2017.

Eles descobriram que as temperaturas noturnas são, em média, “desproporcionalmente” mais quentes, cerca de 0,25°C, do que quando comparadas ao período diurno.

Os pesquisadores acreditam que a assimetria do aquecimento é causada principalmente pelas nuvens, que refrescam a superfície terrestre durante o dia mas retém aquecimento durante a noite, deixando esse período ainda mais quente.

Por outro lado, a falta de nuvens permite que mais calor alcance a superfície terrestre durante o dia, porém este se perderia durante a noite.

O diretor do projeto, Dr. Daniel Cox do Instituto do Ambiente e Sustentabilidade do Campus Penryn da Exeter em Cornwall, disse: “Nós demonstramos que maiores níveis de aquecimento noturno está associado ao clima estar ficando mais úmido, e isso tem mostrado consequência importantes para o crescimento das plantas e como as espécies, como insetos e mamíferos, interagem”.

“Ao mesmo tempo, nós também mostramos que maiores níveis de aquecimento durante o dia está associado a condições mais secas, combinadas a grandes níveis de aquecimento em geral, no qual aumenta a vulnerabilidade das espécies ao estresse e desidratação.”

“Espécies que são ativas apenas durante a noite ou apenas durante o dia serão particularmente afetadas.”

Ele acrescenta: “A assimetria do aquecimento tem implicâncias potencialmente significativas para a natureza do mundo todo.”


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui