EnglishEspañolPortuguês

Estudo aponta que leões têm padrões vocais únicos e especiais

16 de outubro de 2020
2 min. de leitura
A-
A+
Pixabay

Uma pesquisa feita por cientistas da Universidade de Oxford concluiu que leões têm rugidos únicos que não podem ser reproduzidos por outros indivíduos da espécie. O estudo mapeou padrões vocais de diversos leões e usou inteligência artificial para a fazer a distinção entre os rugidos. O resultado foi surpreendente e mostrou características únicas e especiais estão presentes também em espécies selvagens.

O especialistas afirmam que os gritos dos leões costumam ser feitos em conjunto – com um ou dois gemidos suaves seguidos de vários rugidos altos e fortes e terminando com grunhidos. Pesquisas anteriores já sugeriam que os leões podiam distinguir os rugidos de seus pares uns dos outros – permitindo-lhes identificar amigos distantes e vizinhos hostis, mas ainda não estava claro como essa distinção era feita.

Um dos autores da pesquisa, o zoólogo Andrew Loveridge, afirma que os resultados são muito otimistas e podem ajudar na conservação da espécie. “O número de leões africanos está diminuindo e o desenvolvimento de ferramentas econômicas para monitorar e, em última análise, proteger melhor as populações é uma prioridade de conservação”, disse o cientista da Universidade de Oxford.

Ele completa ainda asseverando que o artigo pode trazer novas luzes às formas como órgãos de proteção analisam a densidade populacional da espécie. “’A capacidade de avaliar remotamente o número de leões individuais em uma população a partir de seus rugidos pode revolucionar a maneira como as populações de leões são avaliadas”, concluiu Loveridge.

Com o estudo inicial concluído, os pesquisadores agora procuram conduzir experimentos de play-back com rugidos modificados – com o objetivo de ver se a frequência da chamada sozinha contém informações suficientes para permitir o reconhecimento vocal. Os resultados completos do estudo foram publicados na revista Bioacoustics.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

    Você viu?

    Ir para o topo