Desserviço

Brasil não adere a compromisso global para reverter perda da biodiversidade

O documento foi assinado por líderes de países como Peru, Bolívia, Colômbia, Nova Zelândia, França e Alemanha

REUTERS / Bruno Kelly / File Photo
Foto: Bruno Kelly/Reuters

O Brasil não aderiu ao “Compromisso dos Líderes pela Natureza” – assinado por 77 países em setembro – que prevê medidas para reverter a perda da biodiversidade no mundo até 2030.

Dentre as metas previstas no documento, estão: acabar com os crimes ambientais; investir em uma recuperação econômica “verde” e sustentável pós-pandemia; diminuir a poluição do ar, terra, solo, água doce; eliminar o descarte de plástico nos oceanos.

O compromisso foi assinado por líderes de países como Peru, Bolívia, Colômbia, Nova Zelândia, França e Alemanha. Além de Jair Bolsonaro, os presidentes dos Estados Unidos, Austrália, China, Rússia e Índia também não aderiram ao documento.

FAÇA PARTE DO #DiaDeDoarAgora EM 5 DE MAIO

O compromisso apresenta dez ações urgentes a serem realizadas pelos países como forma de reverter a destruição ambiental causada pela ação humana no mundo.

“Estamos em estado de emergência planetária: as crises interdependentes de perda de biodiversidade e degradação de ecossistemas e mudança climática – impulsionadas em grande parte pela produção e consumo insustentáveis – requerem ação global urgente e imediata. A ciência mostra claramente que a perda de biodiversidade, a degradação da terra e dos oceanos, poluição, esgotamento de recursos e mudanças climáticas estão se acelerando a uma taxa sem precedentes […] A menos que esse cenário seja interrompido e revertido com efeito imediato, ele causará danos significativos à resiliência e estabilidade econômica, social e política global”, diz trecho do documento.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui