Home Notícias Área queimada no Pampa em 2020 é a maior da história

Área queimada no Pampa em 2020 é a maior da história

0
Área queimada no Pampa em 2020 é a maior da história
Paulo Campos/Folhapress
Paulo Campos/Folhapress

As queimadas que atingem o Pampa, no Rio Grande do Sul, causaram nos primeiros nove meses deste ano a maior destruição causada pelo fogo no bioma desde 2002, quando medições começaram a ser feitas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Em setembro, o território queimado foi cinco vezes maior do que o registrado no mesmo período de 2019. No total, 6.044 km² foram destruídos pelo fogo este ano, o equivalente a doze vezes o tamanho da cidade de Porto Alegre (RS).

De janeiro a outubro de 2020, 1.562 focos de incêndio foram registrados no Pampa – o número é o terceiro maior desde 1998. Em 2019, o bioma já havia registrado aumento de cerca de 110% em relação aos pontos de incêndio. Em nove meses, 2020 já superou os focos registrados em todo o ano anterior.

O Pampa abriga três mil espécies de plantas e quase 100 espécies de mamíferos, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente. O bioma é ameaçado pela agropecuária.

Queimadas no Pantanal e na Amazônia

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que a Amazônia sofreu mais de 32 mil focos de incêndio em setembro – um aumento de 60% comparado ao mesmo período de 2019.

O segundo pior mês de setembro para a floresta, desde quando iniciou seu monitoramento, tem como consequência as mesmas ações humanas que destroem Pantanal sul-mato-grossense: o agronegócio. Fazendeiros utilizam o fogo para “limpar” vegetações que são usadas para pastagem de animais.

As queimadas também bateram recorde no Pantanal. O ano de 2020 é o pior da história do bioma em número de incêndios. Os dados são do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe).


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here