EnglishEspañolPortuguês

Elefantes são acorrentados e forçados a fazer acrobacias em zoo

10 de outubro de 2020
3 min. de leitura
A-
A+

Imagens divulgadas por ativistas em defesa dos direitos animais denunciam a exploração de elefantes no zoológico de Phuket, na Tailândia, mundialmente conhecido por abusar e tratar os animais de forma cruel e irresponsável. Desta vez, dois elefantes foram acorrentados e obrigados a fazer acrobacias para “divertir” o público.

Os elefantes San Mueang e Tang Mo eram obrigados a realizar performances em cima de um pedestal ao som de músicas alta três vezes ao dia sob um sol intenso e a ameaça de uma vara com um anzol. Também são forçados a fazer truques com bolas. Os animais foram resgatados pela Fundação Save Elephant e poderão experimentar a liberdade pela primeira vez.

Após o resgate, os elefantes viverão em uma casa-santuário de 250 acres de propriedade da Fundação Save Elephant, na Tailândia. O resgate ocorreu apenas um ano depois que o zoológico atraiu condenação mundial após uma investigação sobre o abuso de um bebê elefante apelidado de ‘Dumbo’.

Durante a investigação, a Moving Animals, um projeto global de fotografia e filmagem que examina as indústrias de animais em todo o mundo, filmou o bebê elefante subnutrido sendo forçado a entreter turistas.

Comovido com a situação do pequeno e doce animal, o grupo lançou uma petição pedindo que o elefante fosse transferido para um santuário próximo. Apesar dos apelos crescentes para a libertação de Dumbo, o elefante faleceu em maio de 2019 depois que suas patas traseiras quebraram sob ele.

Mais tarde, foi revelado que o zoológico de Phuket não sabia que as pernas do elefante foram quebradas por três dias. O elefante asiático, classificado como espécie em vias de extinção, é o maior mamífero terrestre do continente e tem três subespécies – o indiano, o de Sumatra e o do Sri Lanka.

Eles são tipicamente menores do que o elefante africano e sua pele varia do cinza escuro ao marrom, com manchas rosadas na testa, nas orelhas e na base do tronco. Na Tailândia, existem cerca de 3.000 elefantes, muitos deles vivendo em santuários, parques de elefantes, zoológicos e resorts turísticos.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

    Você viu?

    Ir para o topo