Empresas fabricam sapatos com couro de canguru e condenam animais ao sofrimento

09/10/2020


Pixabay

Na Austrália, o canguru, que é símbolo do país, não é respeitado como tal e tem sua caça permitida. Após a matança, a carne desses animais é usada para a fabricação de ração animal e a pele é destinada à produção de sapatos. Nike e Adidas integram o grupo de empresas que usam o produto para fabricar chuteiras.

Em maio, a organização Center for a Humane Economy lançou uma campanha pedindo que a Nike suspenda definitivamente o uso da pele do animal e opte por materiais sustentáveis, éticos e livres de crueldade contra animais indefesos.

A entidade aponta que cangurus são mortos para a fabricação de chuteiras e que há alternativas para o uso de couro animal. A campanha se chama Kangaroos Are Not Shoes (Cangurus Não São Sapatos, em tradução livre) e denuncia que mais de dois milhões de animais são mortos anualmente na Austrália para atender à demanda da empresa de produtos esportivos.

A Center for a Humane classifica a situação como a maior chacina de animais selvagens do mundo e afirma que tudo isso ocorre com a aprovação do governo, que “sanciona e subsidia as caçadas, com a carne de canguru indo para ração e peles para fabricantes como Nike e Adidas para chuteiras de couro”. Para por fim a esse massacre, foi criada uma petição de alcance mundial. Para assinar, clique aqui.

O apelo das entidades de proteção animal, no entanto, não tem como foco apenas a Nike, já que outras empresas também fazem uso da pele de canguru, incluindo o canguru-vermelho, que está ameaçado de extinção. Estimativas apontam que 8 milhões de animais da espécie já foram mortos, sendo um milhão de filhotes que sequer tiveram a oportunidade de crescer.

De acordo com a entidade Save The Kangoroo, a Adidas prometeu abolir o uso da pele de cangurus por conta da pressão feita por grupos de proteção animal, mas não cumpriu com o prometido e segue explorando e matando cangurus para fabricar produtos de linhas específicas de sapatos, incluindo chuteiras. A instituição também acusa a Nike, a Puma e a Umbro pela fabricação de chuteiras com a pele do animal.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.



Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"62516":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"62516":{"val":"rgb(255, 255, 255)"}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
DOE AGORA

COMPARTILHE:

Você viu?


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"cf6ff":{"name":"Main Color","parent":-1},"73c8d":{"name":"Dark Accent","parent":"cf6ff"}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default","value":{"colors":{"cf6ff":{"val":"rgb(243, 243, 243)","hsl":{"h":0,"s":0.01,"l":0.95}},"73c8d":{"val":"rgb(217, 216, 216)","hsl_parent_dependency":{"h":1,"l":0.85,"s":-0.05}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
OK
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
>