EnglishEspañolPortuguês

Cientistas recriam pele humana em laboratório para substituir testes em animais

7 de outubro de 2020
2 min. de leitura
A-
A+
Testes laboratoriais | Foto: Reprodução Pixabay

Na Escócia, pesquisadores da Universidade de Dundee criaram pele humana desenvolvida em laboratório em um esforço para reduzir a necessidade de testes em animais.

A pesquisa foi desenvolvida pelos Dr. Robyn Hickerson e Dr. Michael Conneely e o produto intitulado como ‘TenSkin’ realmente ‘imita uma pele viva de forma intacta’.

Segundo entrevista realizada ao jornal britânico The Times, Dr. Conneely explicou que a pele que cobre o corpo humano vive em constante tensão. Esse fato reconhecido cientificamente reforça o quanto outros modelos de peles, não são capazes de reproduzir isso, principalmente quando são removidas do corpo como acontecem em testes realizados em animais.

Ratinho utilizado para testes | Foto: Reprodução Pixabay

Além disso, ele acrescentou que a dupla criou um modelo que permite que as empresas farmacêuticas e de cosméticos “gerem dados pré-clínicos que serão muito mais preditivos do que provavelmente será visto em laboratórios de testes animais” .

“Embora os animais possam servir como bons análogos para estudar os princípios gerais, eles geralmente falham quando se trata de detalhes específicos devido às diferenças entre as espécies animal e humana …” acrescentou Dr. Hickerson.

Segundo o doutor, “mais de 90% dos medicamentos comprovadamente seguros e eficazes quando realizados em animais, falham durante os ensaios clínicos [em humanos]”.

De acordo com as informações, a pesquisa já fechou contrato com uma ‘empresa global de cosméticos’ para comercialização do produto e atualmente estão desenvolvendo um site para lançamento.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

Você viu?

Ir para o topo