EnglishEspañolPortuguês

Filhotes de leão são vítimas de extrema negligência em zoos decadentes da Bulgária

5 de outubro de 2020
3 min. de leitura
A-
A+
Pixabay

Dois filhotes de leão endogênicos residentes de um zoológico na Bulgária são vítimas de “negligência sistêmica com o bem-estar animal nos zoológicos do país”, segundo uma organização em defesa dos direitos animais.

Simba e Kossara, com menos de três meses, nasceram da procriação de um irmão e uma irmã e foram abandonados pela mãe quando ela não pôde cuidar deles.

Eles foram encontrados muito fracos, enrolados em uma pequena caixa, poucos dias após o nascimento. Depois de serem transferidos para outro zoológico “inadequado”, os dois ainda estão sofrendo em uma pequena área com piso de concreto, segundo a instituição de caridade Four Paws.

A consanguinidade e as más condições são comuns nos zoológicos da Bulgária, que operam em violação dos padrões mínimos estabelecidos pela UE.

Acredita-se que o país tenha 24 leões e 15 tigres em cativeiro, dos quais apenas um punhado está sendo cuidado adequadamente, disse a organização de bem-estar animal.
Os zoológicos estaduais da Bulgária, construídos durante a era soviética, são “subfinanciados e decadentes”, e o governo é acusado de conceder permissões aos zoológicos sem verificar se as normas da UE de cuidado e conservação dos animais são atendidos – ilegal segundo as regras da UE.

Simba e Kossara nasceram em condições precárias em um zoológico no início de julho, mas depois de serem descobertos “em estado crítico”, foram transferidos para uma clínica em Sofia e de lá para um segundo zoológico.

Four Paws disse que sua oferta de realojar os animais em um santuário na Holanda foi repetidamente ignorada.

Barbara van Genne, da organização, disse: “Eles estão entre as vítimas mais recentes da negligência das autoridades. Os filhotes foram levados de um lugar inadequado a outro e nenhum deles está equipado para o cuidado de longo prazo apropriado à espécie”.

“As autoridades búlgaras continuam a conceder licenças sem garantir que as normas apropriadas sejam atendidas e respeitadas, o que significa que esses filhotes e inúmeros outros animais estão fadados a suportar ciclos intermináveis ​​de crueldade.”

“O ministério responsável deve fechar todas as instalações que não atendam aos requisitos dos animais sob seus cuidados. E a Bulgária deve parar de uma vez por todas com a legalização de instalações inadequadas.”

Nos últimos anos, os zoológicos búlgaros foram acusados ​​repetidamente de criar e manter filhotes de leão em condições cruéis. No ano passado, dois filhotes morreram logo depois de nascerem na cidade de Haskovo.

Dois outros são mantidos em uma pequena gaiola no mesmo zoológico, que, teme-se, pode não ter espaço para eles quando crescerem.

Em fevereiro de 2018, a instituição de caridade resgatou dois outros filhotes consanguíneos de um zoológico acusados ​​de anteriormente maltratar e procriar leões.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

    Você viu?

    Ir para o topo