Uma operação conjunta entre a Guarda Municipal, a Prefeitura de Sarandi, no Paraná, e a ONG Salvando Vidas promoveu o resgate de 40 cachorros de raça explorados para venda. Os animais foram encontrados na terça-feira (29) nos fundos de uma casa, em um canil clandestino.
A força-tarefa criada para o resgate dos cães levou mais de quatro horas para retirar todos os animais do local. Seis veículos foram usados no transporte dos cachorros.
Apesar de não terem sido constatados maus-tratos, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou ao G1 que o local não tinha alvará de funcionamento e, portanto, funcionava na clandestinidade.
Tratados como objetos lucrativos, as fêmeas eram exploradas para dar à luz filhotes objetificados e vistos como mercadorias. O canil clandestino, que funcionava em um imóvel no bairro Jardim Novo Panorama, foi descoberto após denúncias anônimas.
De acordo com a prefeitura, um casal e uma idosa de 82 anos moram na residência, onde também vivia um papagaio, aprisionado ilegalmente em cativeiro. A idosa era a responsável pelos cuidados dos animais na maior parte do tempo.
Resgatados, os cachorros foram levados para o abrigo da entidade de proteção animal, onde permanecerão até que a Justiça decida o destino deles. Enquanto a decisão judicial não for expedida, a ONG não poderá disponibilizar os cães para adoção. O destino do papagaio não foi informado.
Atualmente, a Salvando Vidas abriga 105 cachorros. Para mantê-los, a associação pede a colaboração da sociedade. Para doar ração, remédio, dinheiro ou outros itens necessários aos animais basta entrar em contato com os voluntários através do telefone (44) 99954- 6950 ou pelas redes sociais.