EnglishEspañolPortuguês

Gatinha é abandonada por ter com olhos de cor diferentes e dedos a mais

2 de outubro de 2020
5 min. de leitura
A-
A+
Reprodução | Instagram

A gatinha Sansa tem seis anos e é muito especial. Ela nasceu com uma condição rara de heterocromia e tem duas cores de olhos diferentes – um azul e outro verde – e dedos extras como resultado. Ela foi abandonada no início desse ano e resgatada por uma organização em defesa dos direitos animais de Nova York. A história da gatinha branca foi divulgada nas redes sociais e, felizmente, ela encontrou um novo e adorável lar.

Reprodução | Instagram

A nova tutora de Sansa, Karen, trabalha com uma consultoria de saúde ajudando pacientes com problemas médicos graves, como câncer, mas afirma que não adotou a gatinha por sua singularidade, mas sim porque queria salvá-la de ser confinada em recinto após sofrer o trauma de ser abandonada pelos seus tutores anteriores. Sansa sofria de ansiedade e tinha muito medo de confiar em seres humanos.

Reprodução | Instagram

Quando estava em seu recinto ou nas gaiolinhas em feiras de adoção, a gatinha se escondia de visitantes e busca abrigo em baixo da caminha. “Senti uma conexão imediata com ela porque também sofro de ansiedade e sabia que queria que ela fizesse parte de nossa família antes mesmo de vê-la. Imagine minha surpresa quando percebi que ela tinha olhos de cores diferentes e dedos extras do pé”, lembra Karen.

Reprodução | Instagram

Sansa foi diagnosticada com Síndrome de Hiperestesia Felina (SHF), um tipo de transtorno de ansiedade crônico. “Pouco depois de voltar para casa, percebemos que Sansa exibia comportamentos estranhos nos quais suas costas ‘rolavam’ incontrolavelmente, seguido por ela atacar a cauda várias vezes ao dia. Ela parecia estar com dor sempre que suas costas rolavam e não conseguíamos entender por quê. Nunca tínhamos visto um gato fazer isso antes”, afirma a tutora.

Reprodução | Instagram

“Gravamos esses episódios para mostrar ao veterinário e depois de alguns exames, ela acabou sendo diagnosticada com ESF. Ela foi medicada com diferentes drogas, mas nenhuma parecia ser tão eficaz. O óleo CBD ajudou a conter os episódios de Sansa. Ela reivindicou o apartamento como seu e é a verdadeira rainha de nossa casa. A rainha Sansa nos acorda às 6h todas as manhã para anunciar que está com fome e, se não acordarmos a tempo, ela começa a derrubar as coisas da mesa de cabeceira, uma por uma”, disse Karen.

“Ela sabe exatamente o que precisa fazer para conseguir o que quer. Comecei uma conta no Instagram, a @sansa.thecat, porque queria documentar cada dia de nossa jornada cuidando de um gato ansioso e geneticamente diferente. O que a torna especial apenas torna um pouco mais fácil chamar a atenção das pessoas para aumentar a conscientização e defender a adoção de gatos com necessidades especiais”, conclui a tutora, feliz por ter uma nova amiga.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

    Você viu?

    Ir para o topo