EnglishEspañolPortuguês

A maior parte do plástico nunca será reciclada e os fabricantes não se importam

27 de setembro de 2020
4 min. de leitura
A-
A+
Pixabay

A reciclagem de plástico é uma farsa. Você separa diligentemente o lixo, lava devidamente os recipientes de plástico e, de qualquer forma, tudo é jogado em um aterro sanitário ou jogado no oceano. OK, talvez não tudo – mas a grande maioria. De acordo com uma análise, apenas 9% de todo o plástico já feito provavelmente foi reciclado. Aqui está o retrocesso: as empresas que fabricam todo esse plástico gastaram milhões em campanhas publicitárias, ensinando-nos sobre reciclagem, embora sabendo muito bem que a maior parte do plástico nunca será reciclada.

Uma nova investigação da National Public Radio (NPR) e do Public Broadcasting Service (PBS) informam que as grandes empresas de petróleo e gás que fabricam plásticos sabem há décadas que a reciclagem de plástico dificilmente acontecerá em larga escala devido aos altos custos envolvidos. “Eles não estavam interessados ​​em investir dinheiro ou esforço real na reciclagem porque queriam vender material virgem”, disse Larry Thomas, ex-presidente de um dos grupos comerciais mais poderosos da indústria de plástico, à NPR. Ganha-se muito mais dinheiro vendendo plástico novo do que reutilizando o antigo. Mas, para continuar vendendo plástico novo, a indústria teve que limpar sua imagem de desperdício. “Se o público pensa que a reciclagem está funcionando, ele não se preocupará tanto com o meio ambiente”, observou Thomas.

Multinacionais enganando as pessoas com fins lucrativos? Segure a primeira página! Embora a lavagem ecológica da indústria de plásticos não seja uma surpresa para ninguém, a extensão do engano alegado na investigação da NPR é verdadeiramente chocante. (Devo declarar para registro que um representante da indústria entrevistado pela NPR contestou a ideia de que o público foi intencionalmente enganado, embora ele “entenda o ceticismo”).

A artimanha em torno da reciclagem de plástico também é um lembrete importante de como as grandes empresas, cinicamente e com sucesso, transferiram o fardo do combate à crise climática para os indivíduos. Isso pode ser melhor resumido em uma famosa campanha publicitária que foi ao ar nos Estados Unidos durante a década de 1970 com o slogan “People Start Pollution. People can stop it” (“As pessoas dão início a poluição. As pessoas podem pará-la”). A campanha foi criada por um grupo sem fins lucrativos chamado Keep America Beautiful, que por acaso era fortemente financiado por empresas de bebidas e embalagens com o interesse de convencer as pessoas de que elas eram as culpadas por um planeta poluído, não o capitalismo.

Talvez uma das peças de propaganda mais eficazes que as grandes empresas inventaram para transferir o fardo do combate à crise climática para os indivíduos seja a ideia da “pegada de carbono”. A BP popularizou o termo no início dos anos 90, no que foi chamado de uma das mais “bem-sucedidas e enganosas campanhas de RP de todos os tempos”.

Enquanto as empresas de petróleo nos diziam para nos preocupar com nosso uso de carbono, elas faziam o que queriam: 20 empresas de combustíveis fósseis podem estar diretamente ligadas a mais de um terço de todas as emissões de gases de efeito estufa, uma análise feita por pesquisadores do clima no ano passado. Chevron, Exxon, BP e Shell são responsáveis ​​por mais de 10% das emissões climáticas do mundo desde 1965 – mas fomos convencidos com sucesso de que as pessoas começam a poluição e podem pará-la.

Que se voarmos menos e reciclarmos mais, o planeta ficará bem. Até certo ponto, isso está certo: deve haver um nível de responsabilidade pessoal no que diz respeito à emergência climática. Todos nós temos que fazer nossa parte. Mas a ação individual é uma pequena gota em um oceano altamente poluído; precisamos de mudanças sistêmicas para fazer uma diferença real. E, mais do que tudo, precisamos mudar o que valorizamos. O que mais me frustra sobre a propaganda da “pegada de carbono” da BP é como ela é inteligente. Há tanta engenhosidade humana no mundo, mas é completamente direcionada para as coisas erradas.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

    Você viu?

    Ir para o topo