Crime ambiental

Pecuaristas são responsáveis por incêndios e destruição do Pantanal

Quase 60% da área perdida é utilizada como pasto

Pixabay
Pixabay

O Pantanal é um bioma largamente ocupado por atividades agropecuárias. As práticas de desmatamento e de queimada realizadas de forma pouco cuidadosa podem resultar em grandes desastres, como o que é presenciado hoje no Brasil.

Atendidas determinadas condições de clima e de tempo, como o período de estiagem, essas atitudes podem provocar incêndios de proporções inimagináveis, que degradam profundamente a fauna e a flora pantaneiras. Não é possível mensurar os danos e nem quanto tempo ou se será possível restituir ao bioma seu antigo equilíbrio. Diversos animais silvestres foram prejudicados pelos incêndios – muitos morreram; outros perderam suas fontes de alimento.

Desde agosto de 2020, o trabalho no Pantanal tem sido intenso e mobilizado diversas ONGs. Mesmo assim, segundo o IBGE, cerca de 23 mil quilômetros quadrados de vegetação nativa foi destruída pelo fogo e 59,9% de toda a área perdida está sendo utilizada como pasto, fomentando a atividade agropecuária na região.

FAÇA PARTE DO #DiaDeDoarAgora EM 5 DE MAIO

A criação de animais para consumo, nos últimos 18 anos, foi a maior razão para o desmatamento do local. Apenas no mês de setembro de 2020, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) indicou que já houve mais de 6.040 focos de incêndio no Pantanal e este é o maior número na história.

Dados do Instituto Centro de Vida apontam que boa parte da devastação causada no bioma é resultado das fazendas dos pecuaristas que comerciam para o grupo Amaggi e para o grupo Bom Futuro, de Blairo Maggi e Eraí Maggi, respectivamente.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui