EnglishEspañolPortuguês

“Capifaixas”: iniciativa visa evitar atropelamentos de animais silvestres em rodovias

26 de setembro de 2020
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Diogo Nolasco/TV TEM

Uma iniciativa da prefeitura de Lourdes, município de São Paulo, despertou a curiosidade de quem trafega pela região, a instalação das “capifaixas”, no dia 3 de setembro. O objetivo da ação é chamar atenção dos motoristas à travessia de capivaras na estrada, evitando o atropelamento destes e de outros animais silvestres.

Em uma área de maior fluxo de carro, uma ponte também foi construída para a passagem de macacos, além de hospedagens de placas de sinalização para a preservação das espécies. A elaboração e execução dos projetos foram viabilizados pelo Programa Município VerdeAzul (PMVA), que auxilia as prefeituras paulistas na gestão de estratégias que visam o desenvolvimento sustentável do estado.

A expectativa é diminuir a quantidade de atropelamentos, principalmente durante o período de seca e estiagem, que é a época que os animais tornam-se mais vulneráveis, pois saem em busca de alimentos e de água. A coordenadora do PMVA, Elaine de Souza Vilas Boas, demonstra otimismo. “Foi muito positivo o resultado. As pessoas ficaram curiosas e estão reduzindo a velocidade e parece que o resultado vai ser cada vez melhor”, disse em entrevista ao G1.

Monitoramento de animais atropelados

Para monitorar o número de atropelamentos de animais nas rodovias brasileiras, o Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE), da Universidade Federal de Lavras (MG), devolveu o Atropelômetro. O sistema estima mais de 1,3 milhões mortes de bichos silvestres por dia, registrando uma quantidade assombrosa de atropelamentos por ano, cerca de 475 milhões.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

Você viu?

Ir para o topo