Home Notícias ‘Muito animal queimado, é chocante’, diz voluntário sobre fogo no Pantanal

‘Muito animal queimado, é chocante’, diz voluntário sobre fogo no Pantanal

0
‘Muito animal queimado, é chocante’, diz voluntário sobre fogo no Pantanal
Foto: Reprodução/GRAD
Foto: Reprodução/GRAD

A destruição causada pelas queimadas no Pantanal deixou Rodrigo dos Santos Dias estarrecido. Morador da comunidade do Alto Vera Cruz, na Região Leste de Belo Horizonte, em Minas Gerais, ele viajou até Paconé, no Mato Grosso, para auxiliar no resgate a animais silvestres.

“É chocante. É muito animal queimado. É sapo, jacaré. Tudo destruído”, disse ao G1.

Rodrigo e seu amigo Cezar Augusto de Souza e Silva integram o Grupo de Resgate de Animais em Desastres (Grad), criado por voluntários que atuaram no resgate a animais em Mariana (MG) quando a barragem de Fundão se rompeu. O grupo também esteve em Brumadinho para ajudar animais vitimados pelo rompimento da barragem do Córrego do Feijão.

O Grad também trabalhou de forma voluntária durante as enchentes que atingiram Belo Horizonte no início deste ano e nas queimadas que devastaram Goiás.

Foto: Reprodução/GRAD

Fundador do 135° Grupo Escoteiro do Taquaril, que tem como foco crianças carentes da periferia de Belo Horizonte, Rodrigo leva água aos animais que sobreviveram ao fogo no Pantanal. O trabalho é feito com o auxílio de Cezar.

“O que está passando na televisão não é nem 1% do que está acontecendo aqui”, contou Rodrigo. Os voluntários do Grad atuam no bioma desde o início do mês e já resgataram muitos animais. Dentre as vítimas, lagartos, veados campeiros, quatis e onças receberam ajuda do grupo.

“A gente espera que a situação melhore daqui para frente, mas ainda está muito bagunçado”, lamentou.

Foto: Reprodução/GRAD

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here