EnglishEspañolPortuguês

Dados alarmantes apontam que existem mais de 82 mil caçadores registrados no Brasil

23 de setembro de 2020
2 min. de leitura
A-
A+
Pixabay

São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Distrito Federal, Tocantins e Mato Grosso são os estados com maior número de caçadores registrados. São Paulo ocupa o primeiro lugar de registros.

Segundo o Instituto Sou da Paz, em conjunto com o Exército Brasileiro, ao final de 2019, o Brasil chegou ao assustador total de 82.567 caçadores ativos. Se adicionar ao grupo os colecionadores e os atiradores, chega-se ao total de 396.955 pessoas interessadas na caça de animais silvestres.

Parte desse cenário se deve à Instrução Normativa 12/2019, que permite a caça de animais silvestres consideradas invasoras, como é o caso do javali. Houve confirmação do abate de quase 20 mil javalis, podendo este número ser desatualizado pela omissão de notificação ou pela matança realizada sem autorização.

Só em 2019, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aponta que foram concedidas mais de 22 mil autorizações para caça de javalis.

Os estados com maior registro de caçadores, citados no início da matéria, também são os que mais possuem armas de fogo e clubes de tiro; assim como estão entre os territórios com maior incidência de caça ilegal.

A Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas) aponta que esta situação também proporciona um reflexo negativo ao combate ao tráfico silvestre, que faz 38 milhões de vítimas só no Brasil.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


Você viu?

Ir para o topo