Equipe vai ao Pantanal para resgatar animais e ONG arrecada fundos para as ações

Mariana
setembro 21, 2020

Foto: Gustavo Figueiroa

O Projeto Gaiola Aberta enviará três biólogos e uma médica veterinária ao Pantanal para prestar atendimento aos animais silvestres afetados pelas queimadas. Os profissionais sairão de São Paulo na manhã da próxima terça-feira (22).

Localizada em Cerquilho, interior de São Paulo, a ONG trabalha para garantir o bem-estar de aves e outros animais que foram vítimas de maus-tratos e retiradas de seu habitat natural de forma ilegal. O projeto foi criado em 2003 pelo diretor e estudante de biologia Antônio Miranda Fernandes e se mantém graças a parcerias.

No início, a entidade prestava atendimento apenas a aves mutiladas, mas com o passar do tempo passou a atender também mamíferos e répteis. Atualmente, 150 espécies de araras, maritacas e papagaios vivem na sede da instituição.

“As aves canoras, que têm habilidade para cantar e são de pequeno porte, estão no topo da lista dos animais capturados pela Polícia Ambiental e entregues para o projeto”, diz o Gaiola Aberta em seu site oficial. “A principal destinação destes animais é a reabilitação e soltura”, completa.

O conhecimento adquirido pela entidade desde sua fundação será agora usado para minimizar o sofrimento dos animais vitimados pelas queimadas no Pantanal. Em entrevista à ANDA, o presidente da ONG, Mauricio Michael Francelino, explicou que serão levados na viagem EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e medicamentos que auxiliarão no resgate da fauna local.

Os animais resgatados serão encaminhados a hospitais de campanha estabelecidos em pontos estratégicos do Pantanal. “A expectativa é resgatar e auxiliar o máximo possível na reabilitação dos animais”, afirmou Mauricio.

Uma equipe da entidade já esteve no bioma anteriormente para fazer um levantamento da fauna local e agora envia profissionais para ajudar esses animais. “Vamos manter a equipe no local por 25 dias, podendo chegar a até dois meses dependendo das doações”, explicou.

Uma campanha de arrecadação de fundos está sendo realizada pelo Gaiola Aberta. Segundo Mauricio, os valores arrecadados até o momento irão financiar as ações iniciais da equipe no Pantanal. Para colaborar através de doações, clique aqui.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.



Você viu?

Escute Foto: Instagram @saminthewild_

Escute Pixabay O aquecimento

Escute Pixabay Os guepardos

Escute Shutterstock Fernanda* tem

Escute Divulgação A grande

Pixabay Líderes mundiais estão

Pixabay Fornando Tortato normalmente

Ativistas em defesa dos

Lincoln e seu amigo

Escute Pixabay Uma superenzima


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"cf6ff":{"name":"Main Color","parent":-1},"73c8d":{"name":"Dark Accent","parent":"cf6ff"}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default","value":{"colors":{"cf6ff":{"val":"rgb(243, 243, 243)","hsl":{"h":0,"s":0.01,"l":0.95}},"73c8d":{"val":"rgb(217, 216, 216)","hsl_parent_dependency":{"h":1,"l":0.85,"s":-0.05}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
OK
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
>