EnglishEspañolPortuguês

Unesco alerta para destruição de patrimônios naturais mundiais

20 de setembro de 2020
4 min. de leitura
A-
A+
Pixabay

Grupos conservacionistas australianos escreveram para o órgão de maior patrimônio ambiental da ONU, instando-o a se opor à tentativa da coalizão de devolver o processo de aprovação de projetos aos governos estaduais e territoriais.

Em uma carta ao diretor-geral da Unesco, os 13 grupos alertam sobre as “medidas alarmantes … para enfraquecer a proteção legal para as 20 propriedades listadas como patrimônio mundial da Austrália” por meio de mudanças na Lei de Proteção Ambiental e Conservação da Biodiversidade (EPBC).

Em um relatório provisório sobre a Lei EPBC divulgado em julho, Graeme Samuels concluiu que as leis para proteger espécies e habitats únicos eram ineficazes.

Apesar das descobertas, o governo Morrison propôs uma legislação que permite acordos bilaterais com os estados e territórios para lhes dar controle sobre as aprovações de planejamento como um meio de reduzir os tempos de aprovação e estimular o crescimento econômico.

O projeto de lei para agilizar as aprovações ambientais foi aprovado na câmara na quinta-feira depois que o debate foi amordaçado e, apesar das preocupações, ele não contém os padrões ambientais prometidos e pode aumentar as extinções .

A carta, assinada por grupos como a Australian Conservation Foundation, Environmental Justice Australia, a Wilderness Society e WWF Australia, adverte que os locais de patrimônio mundial natural da Austrália estão “sob mais pressão da industrialização e das mudanças climáticas do que nunca”.

Ele listou ameaças às áreas do patrimônio mundial, incluindo:

● A inundação proposta pelo governo de Nova Gales do Sul de 4.700 hectares das Grandes Montanhas Azuis para uma represa de Warragamba ampliada

● A “promoção de um pipeline de projetos de turismo privados inadequados na região selvagem da Tasmânia” da Tasmânia

● Ameaças à Costa de Ningaloo da industrialização de petróleo e gás

● Danos à floresta tropical de Gondwana WHA de queimadas

● Desenvolvimento inadequado dos trópicos úmidos

● O terceiro evento de branqueamento em massa de corais na Grande Barreira de Corais nos últimos cinco anos.

Os grupos alertam contra a transferência de poderes de aprovação do desenvolvimento nacional para governos estaduais e territoriais “sem quaisquer salvaguardas em vigor”.

“Isso é motivo de grande preocupação porque os governos estaduais e territoriais costumam ser os proponentes desses empreendimentos e atividades ameaçadores ou têm políticas que os incentivam e agilizam.”

Os grupos pediram à diretora-geral, Audrey Azoulay, que escrevesse ao ministro federal do meio ambiente, Sussan Ley, para “expressar alarme” sobre o projeto de lei e “buscar esclarecimentos sobre como o governo australiano cumprirá suas responsabilidades internacionais no âmbito da convenção do patrimônio mundial”.

“O governo australiano não deve se desviar de suas responsabilidades de proteger e conservar o patrimônio mundial.”

As responsabilidades da Austrália de acordo com a convenção são identificar, proteger, conservar e transmitir às gerações futuras seus locais de patrimônio mundial.

O Trabalhismo decidiu se opor às mudanças na Lei EPBC , os Verdes pressionaram para encaminhá-los a um inquérito, e o MP independente Zali Steggall tentou emendar o projeto de lei para exigir que os acordos estaduais estejam em conformidade com os padrões ambientais nacionais a serem elaborados pelo ministro.

O presidente-executivo da ACF, Kelly O’Shanassy, disse que as áreas de patrimônio mundial da Austrália são o lar de “animais selvagens ameaçados como o coala, o casuar e a raposa voadora de cabelos grisalhos, mas o plano de entregar poderes ambientais a estados e territórios tornaria essas espécies e seus habitats mais vulneráveis do que nunca ”.

O co-presidente-executivo da Justiça Ambiental da Austrália, Nicola Rivers, disse que enfraquecer as proteções enviaria uma “mensagem chocante de que uma das nações mais ricas não consegue proteger seus 20 sítios do patrimônio mundial”.

Suzanne Milthorpe, gerente de campanha de leis nacionais da Wilderness Society, disse: “É evidente que faltam proteções para o patrimônio natural e cultural globalmente único da Austrália e esperamos que o governo de Morrison demonstre que está disposto e é capaz de resolver essas deficiências . ”

Os outros signatários da carta foram a Australian Marine Conservation Society, Birdlife Australia, a Bob Brown Foundation, a Colong Foundation for Wilderness, Fight For Our Reef, Humane Society International Australia, Protect Ningaloo, Queensland Conservation Council e o Tasmanian Conservation Trust.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

    Você viu?

    Ir para o topo