EnglishEspañolPortuguês

Estradas asfálticas pioram a poluição do ar da cidade no verão

20 de setembro de 2020
3 min. de leitura
A-
A+
Pixabay

Emissões do asfalto são uma fonte significativa de poluentes atmosféricos nas cidades, especialmente no verão, mostra um estudo.

Pesquisadores descobriram que quando o asfalto é exposto às condições quentes do verão resultam em um aumento de 300% nas emissões de aerossóis orgânicos secundários (SOA), um poluente atmosférico conhecido por ter impactos significativos na saúde pública.

Pesquisadores da Universidade de Yale, Carnegie Mellon University e do Instituto Max Planck de Química coletaram asfalto, encontrado comumente em estradas, telhados e entradas, e o aqueceram entre 40°C e 200°C em um forno tubular.

Observaram que a emissão do asfalto dobrou quando a temperatura aumentou de 40°C para 60°C – níveis que o material frequentemente atinge no verão.

“A descoberta principal é que os produtos relacionados ao asfalto emitem misturas substanciais e diversas de compostos orgânicos para o ar, com uma forte dependência da temperatura e outras condições ambientais”, disse Peeyush Khare, candidato a PhD em Yale e autor principal do estudo publicado na revista Science Advances.

As áreas pavimentadas constituem aproximadamente 45% das superfícies das cidades americanas, com telhados de edifícios representando outros 20%, tornando o asfalto uma parte significativa da paisagem urbana. Os pesquisadores compararam suas descobertas com a formação de SOA em Los Angeles, uma cidade chave para estudos de casos de qualidade do ar urbano.

Estudos anteriores estimaram que uma fração substancial dos compostos poluentes em Los Angeles provém de outras fontes além dos veículos. Enquanto as emissões dos veículos a motor provavelmente diminuirão com o tempo, à medida que os poluidores mais graves forem sendo gradualmente eliminados, os pesquisadores dizem que as emissões de asfalto podem contribuir para a poluição do ar à medida que as áreas urbanas se expandem e a mudança climática impulsiona as temperaturas mais altas.

“Descobrimos que as emissões do asfalto dependem fortemente tanto da temperatura quanto da exposição solar”, explicou Drew Gentner, professor assistente de engenharia química e ambiental em Yale e um dos pesquisadores que trabalharam no estudo.

“Condições mais quentes e ensolaradas levarão a mais emissões”. Além disso, em muitos locais, o asfalto é predominantemente aplicado durante os meses mais quentes do ano”.
Gentner disse que embora o impacto das emissões do asfalto na formação de ozônio tenha sido mínimo em comparação com os veículos motorizados em áreas urbanas, a pesquisa sobre o asfalto rodoviário é uma parte importante do combate à emergência climática.

“É outra importante fonte de emissões de não-combustão que contribui para a produção de SOA. Produtos químicos voláteis, tais como produtos de limpeza ou tintas, têm a maior contribuição global estimada para SOA em Los Angeles. Portanto, é preciso considerar todo o escopo das fontes reativas de poluentes e diferenças regionais ao tomar quaisquer decisões relacionadas ao planejamento da qualidade do ar urbano”, disse ele.

O Dr. Gary Fuller, professor sênior em medição da qualidade do ar no Imperial College London, disse: “Já sabemos que as superfícies das rodovias são uma fonte cada vez mais importante de poluição do ar”. Temos historicamente pensado na poluição do trânsito como sendo proveniente de exaustores de veículos. Este tem sido o foco da política e os novos veículos têm que ser equipados com tecnologias de limpeza de escapamentos.

“Com veículos cada vez mais pesados, o total combinado de poluição de partículas da superfície da estrada, do desgaste dos freios e dos pneus é agora maior do que as emissões de partículas do escapamento do veículo, mas não há políticas para controlar isso”, acrescentou ele.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

    Você viu?

    Ir para o topo