Mais uma onça salva de incêndio no Pantanal é tratada com células-tronco

Mariana
September 18, 2020

Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Quase um mês depois do Instituto de Preservação e Defesa dos Felídeos da Fauna Silvestre do Brasil em Processo de Extinção (Nex) iniciar o tratamento com células-tronco em uma onça-pintada ferida nos incêndios no Pantanal, outro animal da espécie foi recebido pelo projeto.

Resgatado na última sexta-feira (11), o macho foi levado até o Nex após ser sofrer ferimentos causados pelo fogo. Da Universidade Federal do Mato Grosso, para onde foi levado em um primeiro momento, até Goiás, onde está o instituto, a onça viajou por mais de 13 horas, sob a vigilância constante de um veterinário.

Ousado, como passou a ser chamado, também se beneficiará do tratamento com células-tronco responsável por dar uma nova chance para Manancy, a onça resgatada em agosto que já dá seus primeiros passos após sofrer queimaduras nas patas.

As aplicações são feitas nos pontos do corpo do animal nos quais foram identificadas lesões causadas pelo fogo. O objetivo é acelerar o processo de cicatrização e regeneração da pele.

“Fizemos a limpeza das feridas, foi feita medicação nele e agora ele voltou a ter novas botinhas e a gente torce para que ele não tire essas botas, porque essas botinhas vão servir como proteção e como acolchoamento quando ele for andar”, explicou o veterinário Thiago Luczinski, responsável pelo tratamento.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.



Você viu?

Em busca de companhias,

Fonte: g1.globo.com Uma das

Pixabay Aproximadamente 50 ativistas

Grupo de guardas ambientais

Foto: Reprodução Youtube /

Reprodução/Instagram/@osindefesos Três cachorros tiveram

The Dodo Onyx e

Foto: Reprodução/GRAD A destruição

Foto: Pixabay A tradição

Notícias | Você é o repórter | Histórias felizes | De olho no planeta


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"cf6ff":{"name":"Main Color","parent":-1},"73c8d":{"name":"Dark Accent","parent":"cf6ff"}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default","value":{"colors":{"cf6ff":{"val":"rgb(243, 243, 243)","hsl":{"h":0,"s":0.01,"l":0.95}},"73c8d":{"val":"rgb(217, 216, 216)","hsl_parent_dependency":{"h":1,"l":0.85,"s":-0.05}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
OK
>