Chuva escura causada por queimadas no Pantanal é registrada em SC

Mariana
September 18, 2020

Foto: NSC TV/Reprodução

As consequências das queimadas no Pantanal não se restringem ao bioma. Em Santa Catarina, registrou-se uma chuva escura contaminada por partículas de fumaça provenientes dos incêndios.

A chuva foi registrada, segundo a Defesa Civil, em municípios do Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte de Santa Catarina na última quinta-feira (17). Não foram informados os locais exatos.

No início da semana, o estado do Rio Grande do Sul também registrou chuva escura, fenômeno que ainda pode ocorrer em São Paulo, onde a fumaça dos incêndios do Pantanal chegou nesta sexta-feira (18).

“A água da chuva contaminada pode conter compostos tóxicos, portanto alguns cuidados devem ser tomados se for realizar a captação em cisternas para consumo humano ou animal”, informou ao G1 Frederico de Moraes Ruthorff, coordenador de monitoramento e alerta da Defesa Civil.

Há dias, a Defesa Civil acompanha a fumaça que toma conta do estado catarinense. O meteorologista da NSC, Leandro Puchalski, explicou que os momentos em que ela fica mais visível é no amanhecer e no final do dia, quando o sol fica mais alaranjado.

A cor da chuva se deve a um processo de “limpeza”, segundo o especialista. “A chuva faz um trabalho de ‘limpeza’ da atmosfera, trazendo tudo que tem nela, como as partículas da fumaça, para a superfície”, afirmou.

O meteorologista explicou que o vento em altitude levou a fumaça até Santa Catarina, mas agora mudou de direção e está voltado mais para o Sudeste.

“Importante destacar que caso os incêndios no Pantanal continuem neste mês de setembro, nada impede que o vento possa novamente trazer fumaça para Santa Catarina”, concluiu.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.



Você viu?

Em busca de companhias,

Fonte: g1.globo.com Uma das

Pixabay Aproximadamente 50 ativistas

Grupo de guardas ambientais

Foto: Reprodução Youtube /

Reprodução/Instagram/@osindefesos Três cachorros tiveram

The Dodo Onyx e

Foto: Reprodução/GRAD A destruição

Foto: Pixabay A tradição

Notícias | Você é o repórter | Histórias felizes | De olho no planeta


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"cf6ff":{"name":"Main Color","parent":-1},"73c8d":{"name":"Dark Accent","parent":"cf6ff"}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default","value":{"colors":{"cf6ff":{"val":"rgb(243, 243, 243)","hsl":{"h":0,"s":0.01,"l":0.95}},"73c8d":{"val":"rgb(217, 216, 216)","hsl_parent_dependency":{"h":1,"l":0.85,"s":-0.05}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
OK
>