As consequências das queimadas no Pantanal não se restringem ao bioma. Em Santa Catarina, registrou-se uma chuva escura contaminada por partículas de fumaça provenientes dos incêndios.
A chuva foi registrada, segundo a Defesa Civil, em municípios do Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte de Santa Catarina na última quinta-feira (17). Não foram informados os locais exatos.
No início da semana, o estado do Rio Grande do Sul também registrou chuva escura, fenômeno que ainda pode ocorrer em São Paulo, onde a fumaça dos incêndios do Pantanal chegou nesta sexta-feira (18).
“A água da chuva contaminada pode conter compostos tóxicos, portanto alguns cuidados devem ser tomados se for realizar a captação em cisternas para consumo humano ou animal”, informou ao G1 Frederico de Moraes Ruthorff, coordenador de monitoramento e alerta da Defesa Civil.
Há dias, a Defesa Civil acompanha a fumaça que toma conta do estado catarinense. O meteorologista da NSC, Leandro Puchalski, explicou que os momentos em que ela fica mais visível é no amanhecer e no final do dia, quando o sol fica mais alaranjado.
A cor da chuva se deve a um processo de “limpeza”, segundo o especialista. “A chuva faz um trabalho de ‘limpeza’ da atmosfera, trazendo tudo que tem nela, como as partículas da fumaça, para a superfície”, afirmou.
O meteorologista explicou que o vento em altitude levou a fumaça até Santa Catarina, mas agora mudou de direção e está voltado mais para o Sudeste.
“Importante destacar que caso os incêndios no Pantanal continuem neste mês de setembro, nada impede que o vento possa novamente trazer fumaça para Santa Catarina”, concluiu.