Pantanal: fogo destrói 85% do maior refúgio de onças-pintadas do mundo


Foto: Ailton Lara

O Parque Estadual Encontro das Águas, conhecido por ser o maior refúgio de onças-pintadas do mundo, teve 85% de seu território destruído pelo fogo que avança no Pantanal. De 108 mil hectares, 92 mil foram destruídos, segundo o Instituto Centro Vida (ICV). A reserva está localizada na região de Porto Jofre, na cidade de Poconé.

De acordo com o Instituto, as queimadas representam um risco para as onças-pintadas, que já estão ameaçadas de extinção e, agora, sofrem ainda mais.

Biólogos estimam que cerca de 80 onças vivam na região. Não se sabe ainda quantas podem ter ficado feridas, tampouco qual o número de animais mortos. Até o momento, os profissionais já avistaram pelo menos três onças-pintadas com ferimentos.

A estimativa do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) para 2020 é de que 1,45 milhão de hectares sejam destruídos pelo fogo na região.

Foto: Fantástico

Diante da situação alarmante gerada pelas queimadas, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional, reconheceu a situação de emergência em Mato Grosso do Sul, decretada pelo governo estadual. O decreto tem validade de 90 dias, mas pode ser prorrogado.

Ao reconhecer a situação de emergência, segundo o ministério, o governo de Mato Grosso do Sul poderá usufruir de recursos da União para prestar assistência à população e recuperar infraestruturas públicas que foram danificadas. O valor a ser liberado dependerá da elaboração de planos de trabalho e da análise da Defesa Civil Nacional.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.



Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

CATIVO EM ZOO

CRIME AMBIENTAL

RESPONSABILIZAÇÃO

ABERRAÇÃO LEGISLATIVA

ESCRAVIDÃO

EXEMPLO

CICLOVIA RIO PINHEIROS

ESTRESSE


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>