EnglishEspañolPortuguês

Setembro Vermelho faz alerta sobre a prevenção de doenças cardíacas em cães

15 de setembro de 2020
4 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução/Pixabayd-pix

Neste mês será realizada mais uma edição do Setembro Vermelho. Iniciativa da Elanco Saúde Animal, em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia Veterinária, o projeto alerta para a necessidade de realizar exames preventivos para proteger a saúde dos cachorros e evitar doenças cardíacas.

O amor de um cão por seu tutor é incondicional, algo tão imensurável que talvez pareça ser impossível retribuir a altura. Quem tem um cachorro sempre pensa em como agradá-lo e mimá-lo, mas não é raro encontrar quem se esqueça dos cuidados preventivos com a saúde do melhor amigo. Muitos tutores só levam o animal ao veterinário quando surge um problema visível, mas o correto é cuidar da saúde do cachorro preventivamente.

O foco da campanha, no entanto, não são apenas os tutores, mas também os veterinários. Referência no tratamento de doenças cardíacas e renais em animais, a Elanco aposta no Setembro Vermelho como forma de abordar os problemas do coração com grande ênfase e assim ressaltar a importância da detecção e tratamento precoces.

De acordo com a gerente de Marketing da Área Pet da Elanco Saúde Animal para América Latina, Bruna Tadini, os produtos da empresa garantem alta qualidade e eficácia na resposta ao tratamento.

“A Elanco procura estreitar cada vez mais o relacionamento com os veterinários e não somente para oferecer o melhor produto disponível para essas doenças, mas reforçar o viés educacional, por isso esta campanha é um instrumento valioso e a cada ano vem se superando”, relata Bruna.

Ela conta também que a edição de 2020 vem com uma força ainda maior. “A Sociedade Brasileira de Cardiologia Veterinária, diferente dos anos anteriores, não só deu seu apoio, mas tornou-se efetivamente parceira na elaboração das ações juntamente com a Elanco”, completa.

Metas do Setembro Vermelho

As metas principais dessa campanha são levar aos consultórios e lares a conscientização para o diagnóstico precoce de doenças do coração e alertar que esse é o melhor caminho para um tratamento mais eficaz e com resultados mais promissores.

Para promover uma vida longa e saudável aos animais, todo cuidado e atenção são primordiais, pois possibilitam a prevenção ou detecção precoce das alterações cardíacas importantes.

Segundo Lilian Petrus, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia Veterinária, as principais enfermidades identificadas nos consultórios são ‘mixomatosa mitral’ e a ‘cardiomiopatia dilatada’. De acordo com a profissional, a ‘mixomatosa’ é de progressão lenta e começa em cães, em geral, de meia idade.

Ela explica que é preciso ficar atento às mudanças de comportamento e saúde no cão, como a intolerância a exercícios, cansaço, tosse, falta de ar e desmaio. “Nesses casos, a tosse parece um engasgo e a falta de ar pode ser identificada por uma respiração mais ofegante, principalmente em repouso, o tutor percebe que o cão está desconfortável”, elucida.

Avanço da idade

Lilian alerta para o aumento do risco a partir dos 5 anos de idade do cão e é “por esse motivo que a realização de check-ups periódicos com um médico veterinário torna-se imprescindível”. Ela destaca ainda a importância de se evitar mudanças na rotina dos pacientes, porém respeitando sempre seus limites. “O cão também não pode perder peso, mesmo com a redução na quantidade de sal da dieta, comum em cães cardiopatas. É preciso deixar o alimento atrativo para que ele se mantenha interessado em comer”, pondera.

Os cães mais vulneráveis às doenças do coração são normalmente os mais idosos e de pequeno porte, mas vale ressaltar que essa patologia também pode acometer também os cães de médio e grande porte.

SETEMBRO VERMELHO | PROGRAMAÇÃO

Durante todo o mês, o público pode conhecer mais sobre a campanha e as doenças cardíacas no site da Elanco. Os médicos veterinários têm acesso exclusivo a uma coletânea de sons cardíacos, feita para auxiliar no diagnóstico e conversa com os tutores.

No dia 22 de setembro, às 20h00, ocorrerá a webinar para médicos veterinários “Atualizações da Doença Valvar Crônica de Mitral em Cães” com o Dr. Ronaldo Jun. Para se inscrever gratuitamente, clique aqui.

Em 29 de setembro, Dia Mundial do Coração, a Elanco promoverá uma live aberta a todos os interessados no perfil @elancopets, por meio da qual o Dr. Marlos Gonçalves conversará com tutores, veterinários e estudantes da área, tirando dúvidas sobre o assunto.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


Você viu?

Ir para o topo