EnglishEspañolPortuguês

Seres humanos estão explorando e destruindo a natureza em escala sem precedentes

14 de setembro de 2020
5 min. de leitura
A-
A+
Pixabay

As populações de animais selvagens estão em queda livre em todo o mundo, impulsionadas pelo excesso de consumo humano, crescimento populacional e agricultura intensiva, de acordo com uma importante nova avaliação da abundância de vida na Terra.

Em média, as populações globais de mamíferos, pássaros, peixes, anfíbios e répteis caíram 68% entre 1970 e 2016, de acordo com o relatório bienal Living Planet 2020 do WWF e da Zoological Society of London (ZSL). Há dois anos, o número era de 60%.

A pesquisa é uma das avaliações mais abrangentes da biodiversidade global disponível e foi realizada por 134 especialistas de todo o mundo. Ele descobriu que, desde as florestas tropicais da América Central até o Oceano Pacífico, a natureza está sendo explorada e destruída pelos humanos em uma escala nunca antes registrada.

A análise rastreou dados globais em 20.811 populações de 4.392 espécies de vertebrados. Entre os animais monitorados encontram-se animais ameaçados de grande visibilidade como pandas e ursos polares, bem como peixes e anfíbios menos conhecidos. Os números, os mais recentes disponíveis, mostraram que em todas as regiões do mundo, as populações de animais selvagens vertebrados estão entrando em colapso, caindo, em média, em mais de dois terços desde 1970.

Robin Freeman, que liderou a pesquisa na ZSL, disse: “Parece que passamos de 10 a 20 anos falando sobre essas quedas e não conseguimos fazer nada a respeito. Isso me frustra e me perturba. Sentamos em nossas mesas e compilamos essas estatísticas, mas elas têm implicações na vida real. É realmente difícil comunicar o quão dramático são alguns desses declínios.”

A América Latina e o Caribe registraram a queda mais alarmante, com uma queda média de 94% nas populações de animais selvagens vertebrados. Répteis, peixes e anfíbios na região foram os mais afetados negativamente, impulsionados pela exploração excessiva de ecossistemas, fragmentação de habitats e propagação de doenças.

A África e a região da Ásia-Pacífico também sofreram grandes quedas na abundância de mamíferos, pássaros, peixes, anfíbios e répteis, caindo 65% e 45%, respectivamente. A Europa e a Ásia Central registraram queda de 24%, enquanto a população caiu 33%, em média, na América do Norte. Para formar o Índice Planeta Vivo (IPV), semelhante a um índice de mercado de ações da vida selvagem, partes do mundo com maior biodiversidade, como as regiões tropicais, possuem maior relevância.

Especialistas disseram que o IPV era mais uma evidência da sexta extinção em massa da vida na Terra, com um milhão de espécies em risco por causa da atividade humana, de acordo com o relatório de avaliação global da ONU em 2019. O desmatamento e a conversão de espaços selvagens em espaços para a produção de alimentos humanos são, em grande parte, culpados pela destruição da teia de vida da Terra.

O relatório destaca que 75% das terras sem gelo do planeta foram significativamente alteradas pela atividade humana, e quase 90% das áreas úmidas globais foram perdidas desde 1700.

Mike Barrett, diretor-executivo de conservação e ciência do WWF, disse: “Uma ação urgente e imediata é necessária no setor de alimentos e agricultura. Todos os indicadores de perda de biodiversidade estão indo para o lado errado rapidamente. Para começar, deve haver regulamentação para retirar o desmatamento de nossa cadeia de abastecimento imediatamente. Isso é absolutamente vital.”

Pixabay

As áreas de água doce estão entre os habitats que sofrem os maiores danos, de acordo com o relatório, com uma em cada três espécies nessas áreas ameaçadas de extinção e uma redução média da população de 84%. As espécies afetadas incluem o esturjão chinês, espécie em perigo crítico no rio Yangtze que diminuiu 97%.

Usando a análise por satélite, o relatório também descobriu que as áreas selvagens — definidas como sem “marca humana” — representam apenas 25% da área terrestre da Terra e são amplamente restritas à Rússia, Canadá, Brasil e Austrália.

Tanya Steele, presidente-executiva do WWF, disse: “Estamos varrendo a vida selvagem da face do planeta, queimando nossas florestas, poluindo e sobre-pescando em nossos mares, destruindo as áreas selvagens. Estamos destruindo nosso mundo — o único lugar que chamamos de lar — arriscando nossa saúde, segurança e sobrevivência aqui na Terra.”

Sir David Attenborough disse que a humanidade entrou em uma nova era geológica — o antropoceno — onde os humanos dominam a Terra, mas disse que pode ser o momento em que aprenderemos a nos tornar guardiões do nosso planeta.

“Isso exigirá mudanças sistêmicas na forma como produzimos alimentos, criamos energia, gerenciamos nossos oceanos e usamos os materiais. Mas, acima de tudo, exigirá uma mudança de perspectiva”, escreveu ele em uma coleção de ensaios que acompanha o relatório.

“O tempo dos interesses nacionais puros já passou, o internacionalismo tem que ser a nossa abordagem e, com isso, trazer uma maior igualdade entre o que as nações tiram do mundo e o que elas dão em troca. As nações mais ricas gastaram muito e chegou a hora de retribuir.”

Embora os dados sejam dominados pelo declínio das populações de animais selvagens em todo o mundo, o índice mostrou que algumas espécies podem se recuperar com esforços de conservação. O tubarão-cinzento-dos-recifes na Austrália e as populações de tigres do Nepal mostraram sinais de recuperação.

A pesquisadora associada da ZSL, Louise McRae, que ajudou a compilar o IPV nos últimos 14 anos, disse: “Embora estejamos fornecendo uma estatística muito deprimente, nem toda esperança está perdida. Podemos realmente ajudar as populações a se recuperar.”

“Eu me sinto frustrada por ter que dar uma mensagem dura e desesperada, mas acho que há um lado positivo nisso também.”

Pixabay

Um estudo separado divulgado hoje pela Newcastle University e BirdLife International diz que pelo menos 28 extinções de pássaros e ccforam evitadas por esforços de conservação desde que a Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica entrou em vigor em 1993.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

    Você viu?

    Ir para o topo