Bahia registra o maior número de encalhes de baleias mortas do país


Baleia encontrada morta em Trancoso no dia 8 de setembro (Foto: Departamento de Fiscalização Ambiental / Divulgação)

Com a morte de mais uma baleia no litoral baiano, a Bahia passou a ser o estado do país que registra o maior número de encalhes de baleias mortas em 2020.

O animal encontrado morto na última quinta-feira (10) é um filhote de baleia jubarte. O corpo encalhou nas proximidades da praia dos Nativos, em Trancoso.

O coordenador da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Mackxuel Campeche, informou ao G1 que o animal era macho e media 3,66 metros de comprimento.

Uma equipe do Instituto Baleia Jubarte submeteu o corpo da baleia a exames e descobriu uma infecção no umbigo. Não se sabe, porém, se essa foi a causa da morte. O filhote foi enterrado na praia.

Na última terça-feira (8), outro filhote de baleia apareceu morto em Trancoso. As mortes, no entanto, não têm relação entre si.

Um levantamento do instituto, responsável por monitorar as jubartes na costa brasileira, registrou neste ano 52 encalhes confirmados no país, sendo três em Santa Catarina, cinco em São Paulo, oito no Rio de Janeiro, 15 no Espírito Santo, 17 na Bahia, um em Alagoas, dois em Pernambuco e um no Rio Grande do Norte.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.



Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

SOFRIMENTO

DIFICULDADES FINANCEIRAS

BELO HORIZONTE (MG)

COVARDIA

CRUELDADE

PROTEÇÃO ANIMAL

ALERTA

VITÓRIA

INVESTIGAÇÃO

FLÓRIDA


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>